A Câmara Municipal de Viana do Castelo iniciou esta semana o programa de formação “Freguesia + Próxima”, um projeto que visa reforçar a formação dos funcionários das Juntas de Freguesia do concelho. O vereador com o pelouro da Coesão Territorial, Luís Nobre, assegura que este projeto visa cumprir o programa tecnológico para que os cidadãos acedam a informação da atividade municipal, licenciamentos, processos e informações variadas da autarquia.
O programa de formação é uma aposta do Município na proximidade, reforçando o papel das Juntas de Freguesia como pontos de informação ao cidadão, de forma a aproximar ainda mais a administração dos munícipes, tornando as Juntas de Freguesia entidades de capilaridade de informação do município.
Recorde-se que as Grandes Opções do Plano para o exercício de 2019 reafirmam as linhas de atuação de acordo com a estratégia clara e consistente que aposta na reabilitação urbana, na coesão social e territorial das freguesias, na educação, no acolhimento empresarial, na cultura e na economia do mar, mas também numa administração e numa gestão muito rigorosa dos dinheiros públicos e de grande esforço na poupança corrente.
A política de coesão territorial e o desenvolvimento das freguesias está a ser continuada e aprofundada com um aumento de 3% na transferência de verbas com a colaboração com as Juntas e Uniões de Freguesia em projetos de formação e inovação digital, possibilitando a todos os que querem viver nas áreas periurbanas ou nas áreas rurais tenham a mesma qualidade de vida das pessoas que habitam na área urbana.
Gabinete de Comunicação e Imagem
Câmara Municipal de Viana do Castelo
Relacionadas
Na tarde deste domingo, a procissão foi foi dos pontos altos da programação da festa. Cada andor, em média, pesando cerca de 500 quilos, mas a força dos homens superou o peso. Para além das pétalas, o recurso a sementes é uma constante para fazer os desenhos dos quadros que ornamentam os andores. Mas são as pétalas, coladas uma a uma através de uma cola feita de água e farinha,…