A autarquia de Valença criou 23 hectares de faixas proteção contra incêndios, como prevenção para este verão
Valença já criou faixas de contenção de incêndios florestais numa área correspondente a 23 hectares. As faixas abrangem as áreas consideradas mais sensíveis no concelho e implicaram um investimento de 71.893 euros, informa a autarquia daquele concelho do Minho.
A intitulada Rede de Defesa da Floresta em Valença estende-se sobretudo pelas freguesias de São Pedro da Torre, Gandra e Ganfei. Na área envolvente à Zona Industrial de S. Pedro da Torre foi criada uma área de contenção limpa de 20 hectares.
No Parque Empresarial de Valença, em Gandra, à área de proteção limpa abrange cinco hectares. No Monte do Faro, na área envolvente à estrada do Faro foi criada uma faixa de contenção de sete hectares, informa a autarquia numa nta de imprensa, acrescentando que estas faixas de contenção “foram estabelecidas conforme o Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios”.
“O município de Valença está-se a substituir aos proprietários privados, em conformidade com a legislação em vigor”, refere ainda a autarquia na nota, dando como exemplos a intervenção na Quinta das Pretas, na Urgeira ou os lotes industriais no Parque Empresarial de Valença.
Queimadas controladas, limpezas florestais e de faixas de contenção, sensibilização das populações, reflorestação de áreas ardidas e aquisição de um novo auto-tanque são ainda algumas das medidas em curso em Valença.