O cantor vai atuar no dia 5 de outubro, às 22horas, no Pavilhão Multiusos de Viseu, em concerto solidário a favor das crianças e jovens do Douro. A receita do espetáculo vai reverter totalmente para a Associação Bagos d’Ouro. O espetáculo integra a tour que celebra os 30 anos de carreira do artista.
Sonho, destino, coração, amor, vida, paixão, são palavras que estarão eternamente ligadas a Tony Carreira, tantas foram as canções, as letras, as histórias e as emoções vividas que as inspiraram, ao longo dos últimos 30 anos. Trinta anos que passaram num ápice, trinta anos a olhar o mundo, em busca de sempre mais.
Foram muitas as dificuldades, mas muitas mais foram as alegrias e as realizações, como o próprio afirma “a vida já me deu muito mais do que alguma vez poderia imaginar”, muito há ainda a concretizar para aquele que é o maior nome da música portuguesa da atualidade.
Espetáculos agendados para novembro
Para além do espetáculo solidário desta noite, o artista tem também agendados concertos para dia 10 de novembro, no pavilhão Multiusos de Guimarães e dias 16 e 17 de novembro, no Altice Arena em Lisboa. As duas últimas atuações na maior sala de espetáculos do país, o Altice Arena, marcarão simultaneamente o encerramento das comemorações da efeméride.
Tony Carreira promete um espetáculo muito especial, onde o alinhamento foi construído com o seu público e será composto pelos grandes sucessos da sua carreira, totalmente reorquestrados.
Depois dos concertos de novembro, em Guimarães e Lisboa, Tony Carreira anunciou que vai fazer uma pausa na carreira.
Estas atuações vão acontecer no mesmo mês em que edita um disco com o melhor de 30 anos de carreira.
O álbum conta com três inéditos. Um deles é um dueto com o cubano Rudy Pérez, “COSAS DEL AMOR” é o novo single, que conta com a participação do artista cubano. Este tema é uma das 3 músicas inéditas que farão parte do novo trabalho a editar em breve.
O Homem Que Sou
“O Homem que Sou” é o livro de memórias no qual Tony Carreira, no ano em que assinalou 30 anos de percurso, se abriu para dar a conhecer histórias até aqui desconhecidas e momentos desse percurso e da sua vida. O livro partilha as recordações do menino que cresceu num casebre sem água canalizada nem eletricidade e que, como todos na sua aldeia, incluindo o próprio pai, emigrou para ganhar a vida, sem nunca desistir do sonho de ser cantor.
No livro podem ler-se as histórias mais desencantadas e fracassos mais profundos do operário fabril em França que, nos tempos livres, lutava para se tornar um músico a tempo inteiro. Mesmo quando lhe deram zero pontos numa semifinal do Festival da Canção, mesmo quando duvidaram da sua capacidade de encher o Coliseu dos Recreios, em Lisboa, Tony Carreira continuou a acreditar. Por isso, vive cada sucesso como uma vitória sobre as circunstâncias.
O livro retrata o homem que conseguiu tornar-se músico, que cantou com Lara Fabian ou Toto Cutugno, o artista que mais vezes tocou no Pavilhão Atlântico, que tem mais de sessenta discos de platina e de ouro, e que foi agraciado pelo governo francês ou pelos World Music Awards.
Naquele que é um relato de grande honestidade, sobressaem o amor à família, a devoção à beleza e à força das mulheres, as contradições e as fragilidades, o medo de envelhecer ou de andar de avião, as comoventes histórias comuns a tantos portugueses obrigados a tentar a sorte no estrangeiro; bem como os episódios caricatos com fãs, ou algumas revelações surpreendentes, como o momento em que recorreu à bebida para ultrapassar a morte de amigos, ou as visitas noturnas ao Santuário de Fátima.
A confissão de um homem inteiro, corajoso e surpreendente.