Um monovarietal da emblemática casta branca da região demarcada do Dão, a ‘Encruzado’, produzido pela vinícola Caminhos Cruzados mereceu 95 pontos e a respetiva medalha de Ouro no concurso ‘International Wine Challenge’. A distinção dada ao ‘Titular Reserva Encruzado 2018’, “é mais um passo para a afirmação internacional dos vinhos deste produtor sediado no concelho beirão de Nelas”, refere a marca.
A gama ‘Titular’, marca-âncora da ‘Caminhos Cruzados’, exporta boa parte da sua produção, sendo de grande importância este tipo de reconhecimento em concursos da especialidade.
O ‘Titular Reserva Encruzado 2018’, um monocasta que apresenta grande frescura e mineralidade, a que se alia a já tradicional capacidade de evolução em garrafa. Está pronto para consumir já, harmonizando com peixe, marisco, os mais diversos pratos de bacalhau ou queijos. O vinho, assinado pelos enólogos Manuel Vieira, Carla Rodrigues e Carlos Magalhães, foi sujeito a fermentação total em barricas de carvalho francês e estagiou durante nove meses com batonagge. Tem um teor alcoólico de 13,5% e deve ser servido a uma temperatura entre os 16 e os 18 graus. O preço de venda ao público recomendado é de 16,90 euros.
Recentemente, a Caminhos Cruzados passou a integrar o Grupo Terras e Terroir, detido pelos empresários Paulo Pereira e casal Maria do Céu Gonçalves e Álvaro Lopes, de que fazem parte, ainda, a duriense Quinta da Pacheca e a Quinta do Barrilário, em Viseu.
‘Titular Reserva Encruzado 2018’ é ouro em concurso internacional
