Apesar de ser um pequeno país em território, Portugal tem uma gastronomia tão rica e variada como a sua paisagem. Claro que o nosso grande segredo está no fato de sermos nós que produzimos tudo aquilo que compõe a nossa gastronomia mais rica e mais fina, por isso os próximos dias 2, 3 e 4 de março vão ser especiais. Altice Arena vai acolher em Lisboa, a 25ª edição do SISAB PORTUGAL que a grande feira mundial dos produtos alimentares de Portugal. Aí podem ser encontrados os grandes sabores de Portugal e que só os portugueses sabem produzir. Um evento onde estão as melhores empresas produtoras de Portugal do agro-alimentar que se vão encontrar com os grandes importadores a nível mundial desses mesmos produtos.
É o mar que imprime a característica mais marcante à culinária portuguesa. Saboreamos um simples peixe grelhado, sempre fresquíssimo, tal como o marisco que abunda em todo o litoral, e temos a certeza de que estamos em Portugal. Porque é aqui que se encontra, ao que dizem, o melhor peixe do mundo! Mas cataplanas, caldeiradas ou outras formas de cozinhar o nosso peixe e marisco também são escolhas acertadas.
Em pratos de carne, uma sugestão de todo o país: o cozido à portuguesa mistura carnes, legumes e enchidos variados, cozidos de forma suculenta. Temos excelentes carnes DOP de norte a sul de Portugal, seja de vitela, de porco ou de cabrito. E ainda legumes e frutas que conservam o gosto de antigamente, alguns também com origens DOP, até porque muitos provêm de produções de tipo biológico.
O azeite português, de grande qualidade, está sempre presente e integra todos os pratos incluindo as receitas de bacalhau (dizem que há 1001!), em que somos exímios na forma de o preparar e apreciar.
Cada prato tem um vinho certo para companhia. É que temos vinhos em todo o país, e se o Porto tem fama, os tintos de mesa do Douro, do Alentejo e tantos outros não têm menos distinção.
E os queijos! Basta referirmos o Serra, mas todos os do Centro de Portugal, do Alentejo ou dos Açores são deliciosos.
Os doces, com raízes nos muitos conventos onde eram preparados, fazem-nos ainda hoje “dar graças aos céus”. E não podemos deixar de provar um pastel de nata. Vai sempre bem com o café, que tomamos expresso.
No fim brinda-se com um Porto ou um Madeira, os vinhos generosos que há séculos nos representam em longínquas paragens. Ou então brindamos com um excelente espumante produzido em Portugal, assinalando assim uma refeição memorável que chefs talentosos nos proporcionam um pouco por todo o país.