A Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, realiza entre hoje, dia 15 e 19 de novembro, uma deslocação a França naquela que é a sua primeira viagem oficial às comunidades portuguesas residentes no estrangeiro depois da tomada de posse.
O programa inclui encontros e reuniões com membros da comunidade portuguesa em Paris, Bordéus e Lyon.
“Berta Nunes irá dialogar com responsáveis autárquicos e com representantes da comunidade portuguesa de áreas como o associativismo, o setor social ou a economia”, informa uma nota do gabinete da secretária de Estado.
O programa de deslocação inclui a participação na inauguração da nova Casa de Portugal em Champigny-sur-Marne, um espaço da responsabilidade da Associação Portuguesa Sócio Cultural local, e ainda visitas aos serviços consulares portugueses e uma reunião com a Coordenadora do Ensino do Português em França, Adelaide Cristóvão.
Hoje a governante visitou o Consulado-Geral de Portugal em Paris, participou num almoco na Embaixada de Portugal em Paris com a participação de membros da comunidade portuguesa e encontrou-se com a presidente da Associação Cap Magellan, Anne Martins, e a presidente da Confederação das Coletividades Portuguesas em França, Marie-Hélène Euvrard.
Amanhã Berta Nunes marca presença na abertura do colóquio “’Portugueses e Paris por um Mundo Sustentável’, promovido pela Associação dos Graduados Portugueses em França e estará depois na inauguração da nova Casa de Portugal em Champigny-sur-Marne. Na emsma localidade visita depois o monumento dos portugueses ‘Espaço da Memória e da Esperança’.
Ainda no sábado reúne-se com a Coordenadora do Ensino Português em França, Adelaide Cristóvão, visita a Casa de Portugal André de Gouveia e participa no jantar de Gala da Santa Casa da Misericórdia de Paris
Visita a Bordéus e Lyon
O domingo será passado em Bordéus, onde a governante almoça com luso-eleitos daquela área e encontra-se com representantes da comunidade portuguesa no Consulado Geral de Portugal.
Na segunda-feira, a titular da pasta das Comunidades Portuguesas desloca-se a Lyon para uma visita à Secção Portuguesa da escola Cité Scolaire Internationale de Lyon, onde 120 alunos aprendem a língua portuguesa.
Marcará ainda presença num encontro com membros da comunidade portuguesa na Associação Portuguesa de Décines.
No último dia da deslocação a França, Berta Nunes visita o Consulado-Geral de Portugal em Lyon
A comunidade portuguesa em França está estimada em cerca de um milhão de pessoas, segundo a embaixada de Portugal em França, com a chegada da primeira vaga de emigrantes a registar-se na década de 1960.