Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo e o Ministério dos Negócios Estrangeiros reforçam protecção a quem viaja. Reforçar a proteção do viajante, através da criação de condições para mais e melhor informação aos viajantes, bem como uma maior eficácia na capacidade de resposta dos serviços de emergência consular, são alguns dos objetivos da colaboração entre a Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo – APAVT e a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas SECP/MNE, formalizada em protocolo. Na sala dos embaixadores no Largo do Rilvas, foi assinado o referido protocolo em que a divulgação do «Registo Viajante», aplicação disponível para sistemas iOS e Android, já registou 23.794 viagens de cidadãos portugueses desde a sua criação em 2017, bem como uma partilha de informação e de elementos mais estruturada e regular entre a APAVT e o MNE, tendo em vista também a atuação do Gabinete de Emergência Consular, que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, são alguns dos aspetos a destacar deste documento.
«Considerando as alterações estruturais que se têm vindo a realizar nas condições de mobilidade internacional dos portugueses, o acordo agora firmado com a APAVT tem em vista garantir um apoio e uma proteção consulares ainda mais eficaz por parte do Gabinete de Emergência Consular, em articulação com a rede consular e diplomática portuguesa. A atenção dada às matérias de emergência consular, nomeadamente através do Gabinete de Emergência Consular, prova a prioridade que é dada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros aos portugueses no estrangeiro», afirmou a propósito deste protocolo o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luis Carneiro.
Governo apela à instalação do Registo Viajante no telemóvel
O secretário de Estado das Comunidades já tinha apelado no Verão aos portugueses que se deslocam ao estrangeiro para instalarem no seu telemóvel a aplicação Registo Viajante, uma ferramenta que permite prestar apoio em caso de emergência.
José Luís Carneiro aproveitou a presença, nesta altura do ano, de milhares de portugueses residentes no estrangeiro no país para fazer um conjunto de recomendações.
“A importância de introduzirem no seu telemóvel a aplicação Registo Viajante: trata-se de uma aplicação gratuita cujos dados pessoais são preservados e permite apoiar em caso de emergência os portugueses em perigo por intermédio da articulação com as autoridades de acolhimento”, referia na altura o governante.
O secretário de Estado das Comunidades Portugueses apelou também aos portugueses que se deslocam para países estrangeiros para consultarem o portal das comunidades portuguesas, nomeadamente o conselho aos viajantes, onde estão um conjunto de recomendações relativas aos países de destino.
José Luís Carneiro reiterou ainda a importância de os emigrantes portugueses procederem à inscrição consular.
Para tal, adiantou, devem dirigir-se aos consulados e realizar a sua inscrição para que exista conhecimento dos portugueses residentes nessas regiões, locais de trabalho e residências.
O secretário de Estado afirmou igualmente que, em caso de emergência, os portugueses devem contactar o gabinete de emergência consular, um serviço que funciona 24 horas por dia.
José Luís Carneiro sublinhou ainda a importância dos cuidados que os emigrantes devem ter nas viagens que efetuem nesta altura do ano.
Por seu lado, o presidente da APAVT, Pedro Costa Ferreira, afirmou que «Num mundo cada vez mais imprevisível, quer por questões políticas e sociais, quer por ocorrência de condições naturais extremas, segurança e confiança são hoje palavras-chave indissociáveis das agências de viagens.
Nesse sentido, nada mais natural para a APAVT, do que associar-se à Secretaria de Estado das Comunidades, para aumentar a qualidade da informação e a capacidade de resposta, sempre visando a segurança dos Portugueses e dos nossos Clientes.
De referir ainda o carácter dinâmico desta associação — A assinatura deste protocolo resume o trabalho conjunto até aqui realizado, mas sobretudo traça um conjunto de compromissos que todos esperamos possam ser cumpridos num futuro próximo».
APP – Registo Viajante
Entrou em funcionamento uma aplicação para registo de viagem em smartphone, denominada “Registo Viajante” e disponível nos sistemas operativos “Android e IOS”. Esta aplicação destina-se a quem efectua viagens ou deslocações de curta duração ao estrangeiro.O registo nesta aplicação é voluntário, fácil e gratuito.
Em caso de emergência (catástrofe natural, atentados, alterações de ordem pública, acidentes), a aplicação permite a localização dos nacionais, desde que nela se encontrem registados e a activem sempre que viajem.
Quem se regista na Aplicação: – Recebe recomendações de segurança no equipamento móvel sempre que a situação no país visitado o justifique. – Recebe informações sobre condições de segurança nos países que pretende visitar. – Tem acesso a contactos em caso de crise grave no país em que se encontra. – Pode ser detectado através da utilização do equipamento móvel. – Tem acesso a informação sobre os países: Segurança, informações úteis, representações diplomáticas e consulares de Portugal. – Faz registo da viagem com detalhes de cidades e locais a visitar. – Tem acesso a informações de última hora. – Tem respostas a questões frequentes. – Tem ligação rápida com Gabinete de Emergência Consular em caso de crise. – Recebe informação actualizada dos países, regiões, cidades ou locais a evitar.
Este registo não implica nenhuma obrigação de intervenção por parte do MNE.
O registo, que é voluntário, deve ser rigoroso e verdadeiro, pelo que em caso de suspeita de informações falsas a conta do utilizador será encerrada.
Em viagem, o utilizador deve considerar a subscrição de um contrato de itinerário junto do seu operador de telecomunicações, bem como de um seguro de viagem.
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