Quem Somos

Fundado em 1970 pelo padre Vitor Melícias e pelo industrial gráfico Valentim Morais, nascia O EMIGRANTE sob o lema “AGIR SERVINDO“, porque mais do que um jornal era um serviço prestado aos portugueses que saíam de Portugal para viver nas mais duras condições de vida e num abandono cultural e informativo quase absoluto.

O Emigrante/ Mundo Português - 1ª edição

O Emigrante/ Mundo Português – 1ª edição

Lançamento do primeiro número

 

Valentim Morais, Carlos Morais e Padre Vítor Melícias

Valentim Morais, fundador (esquerda) | Carlos Morais, administrador (centro) | Padre Vítor Melícias, fundador (direita)

AGIR SERVINDO.
O MUNDO PORTUGUÊS É UM JORNAL DE CAUSAS DESDE 12 DE JANEIRO DE 1970 (antes da Democracia).

Lido em Portugal e em mais de 175 países, nos 5 continentes.

-Acompanhou o fluxo da circulação dos portugueses par ao estrangeiro e deu a conhecer essa realidade em Portugal e no Estrangeiro, a qual sempre foi pouco conhecida na sua verdadeira dimensão e capacidades económicas, turísticas, entre outras.
-Informa e incentiva os 15 milhões de Portugueses a serem cidadãos do mundo com pleno direito.
-Leva a Língua, História, Tradições e Cultura Portuguesa aos estrangeiros de 2ªs e 3ªs gerações e aos novos fluxos de Portugueses que diariamente saem de Portugal.
-Somos ancestralmente um povo com enorme mobilidade e presença no mundo.
-Está no nosso ADN descobrirmos e integrarmo-nos com os outros povos em diferentes culturas.
-Fomos pioneiros e visionários ao valorizar os portugueses enquanto empresários da Diáspora.
-Desmistificamos o conceito de Emigrante, valorizando-os como Português Não Residente (de plenos direitos, igual a qualquer outro), o qual tem 3 vezes mais poder de compra do que o cidadão residente em Portugal e com redobrada apetência para consumo e promoção de tudo o que é Português.
-Apostamos no setor Primário, Transformador e nas Exportações como fontes de riqueza para Portugal, como nunca nenhum outro o fez, através de eventos profissionais como o SISAB PORTUGAL desde 1995.

Estima-se que nos próximos 10 anos a população portuguesa residente em Portugal seja de 9 milhões de pessoas, com um aumento para 6 milhões de portugueses a residirem no estrangeiro.

O Mundo Português é um jornal global que chega a:
-todos os portugueses em Portugal
-diáspora portuguesa
-lusofonia
-estrangeiros que gostam de Portugal
-estrangeiros que estão a aprender português
-estrangeiros em Portugal
-estrangeiros a quem queremos dar a conhecer Portugal

Em 2018, Carlos Morais faleceu na sequência de um acidente de viação. Tinha 58 anos, a maior parte dos quais dedicados às causas da diáspora portuguesa e da portugalidade no mundo.

Defendia como ninguém a importância das comunidades portuguesas e do jornal Mundo Português como elo de ligação com Portugal: “é por isso que este jornal é diferente, e é por isso que nos afirmamos como nenhum outro. Somos o espelho de todos vós e todos vós, o cidadão anónimo e a sua família, são a força que nos alimenta diariamente. Ser diferente é cada vez mais difícil na sociedade globalizante em que vivemos”.

Na altura o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lembrou a sua missão de levar Portugal aos emigrantes. “Nesta hora de luto, o Presidente da República recorda o homem e o profissional que se destacou levando Portugal a todos os compatriotas que vivem e trabalham fora das nossas fronteiras físicas”, lê-se numa mensagem publicada no sítio da Internet da Presidência da República.

Atualmente, Maria Morais lidera o jornal.