A Associação de Profissionais de Saúde Lusófonos da Suíça Romanda (LusoSanté) vai organizar o seu I Fórum da Saúde, dedicado ao tema ‘O sistema de saúde suíço, da teoria à prática’.
O evento é direcionado à comunidade portuguesa e lusófonos em geral e realiza-se a 2 de novembro, no Centro Hospitalar Universitário de Vaud, na cidade de Lausanne, com entrada gratuita mas inscrição obrigatória no site http://lusosante.ch/forum/
“O público é cordialmente convidado a assistir de 9 a 17 horas, as intervenções em português dos diferentes ‘atores’ da saúde: médicos, fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros, especialistas em seguros de saúde, professores universitários, assistentes sociais e líderes de movimentos associativos”, convida a direção da LusoSanté na sua página na Internet.
Desmistificar o sistema de saúde suíço junto da comunidade de migrantes de língua portuguesa na Suíça francófona, incentivar trocas entre os vários ‘atores’ da área da saúde para a integração da comunidade e destacar os recursos humanos e materiais existentes no campo da saúde na Suíça para enfrentar situações de vulnerabilidade, são alguns dos objetivos do I Fórum da Saúde que acontece no auditório Jequier-Doge do Centro Hospitalar Universitário de Vaud.
O I Fórum da Saúde terá a presença do Embaixador de Portugal em Berna, António Ricoca Freire, do Cônsul-Geral de Portugal em Genebra, Bruno Paes Moreira, e da presidente da LusoSanté, Bruna Matos. Como palestrantes estão convidados profissionais de diversas especialidades, entre as quais, medicina familiar, psiquiatria, psicologia, gastroenterologia, medicina materno-infantil, fisioterapia e enfermagem. “Haverá espaço para esclarecimentos sobre o sistema de seguros de doença e acidente e o plano social como um todo”, refere a organização.
De entre as questões que serão abordadas estão os serviços de saúde disponíveis à população; prevenção de diabetes, colesterol e problemas de tensão; oncologia e opções de tratamento; a diferença entre consultas de psicologia e psiquiatria ou ainda como funcionam os sistemas de saúde e de acidente.
A LusoSanté é uma associação de profissionais da saúde de língua portuguesa na Suíça francófona. Foi criada em 2015 e tem como principal objetivo identificar e registar os profissionais lusófonos, ligados à saúde, residentes naquele país. A associação pretende cultivar o espírito de solidariedade e apoio mútuo entre os membros, manter e envolver o interesse dos membros nas realidades culturais dos seus países de origem.
Ana Grácio Pinto