As vendas de vinhos da Península de Setúbal mantêm o crescimento no mercado nacional e as exportações em países estratégicos como Brasil e E.U.A. mantiveram também a tendência de crescimento em 2018, destaca uma nota da Comissão Vitivinícola da Península de Setúbal (CVRPS). Até Setembro deste ano, e comparativamente com o período homólogo, os Vinhos da Península de Setúbal registaram o maior aumento (2%) de quota de mercado de vinhos certificados em volume, tendo subido também 1% em valor. “Segundo a consultora Nielsen, 15% dos vinhos certificados consumidos em Portugal nos primeiros nove meses deste ano foram da Península de Setúbal, mantendo-se assim como a terceira região vitivinícola de preferência dos consumidores. Nos mercados externos, em comparação com o período homólogo Janeiro – Outubro, destaca-se em 2018 o crescimento das exportações para o Brasil (37,9%) e E.U.A. (48,11%)”, informa a CVRPS.
Para Henrique Soares, “o sucesso e o aumento de vendas dos Vinhos de Setúbal em 2018, após um forte crescimento em 2016 e 2017, é um reflexo da grande qualidade dos vinhos e do reconhecimento da mesma pelos consumidores em Portugal, no Brasil nos Estados Unidos da América e um pouco por todo o mundo”. O presidente da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal destaca ainda para 2019 os desafios de “aumentar o preço médio e reforçar a presença dos Vinhos da Península de Setúbal nos principais mercados”.
No topo dos países terceiros que mais importam Vinhos da Península de Setúbal estão o Brasil, Angola, China, E.U.A. e Canadá, que juntos importaram quase três milhões de litros até Outubro de 2018. A Comissão Vitivinícola da Península de Setúbal (CVRPS) pretende prosseguir com o investimento nos mercados brasileiro e americano, onde no último ano investiu cerca de 200 mil euros em ações de promoção e divulgação da região.