A Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) deu acesso a vários recursos educativos e culturais, de forma livre e gratuita, às administrações educativas, professores, famílias e estudantes.
O objetivo é contribuir “para mitigar a suspensão das aulas presenciais, uma situação que afeta mais de 122 milhões de estudantes na Ibero-América, devido à pandemia causada pelo novo coronavírus”, informa a OEI Portugal numa nota enviada ao ‘Mundo Português’.
Todos os recursos – como cadernos de atividades para crianças, sessões online sobre inovação no ensino, conteúdos de apoio aos professores na utilização de tecnologias e novas metodologias – estão acessíveis, a partir de hoje, no site https://www.oei.es/Educacion/recursoseducativosoei/
Estes recursos educativos, em português e em espanhol, foram elaborados por especialistas em educação da OEI, por vezes em colaboração com outros especialistas e entidades.
Entre os conteúdos disponibilizados está o filme e o argumento de ‘Bienvenidos’, do realizador espanhol Javier Fesser, que conta a história de dois irmãos, de seis e nove anos, e a sua viagem de três horas à sua escola, no coração dos Andes peruanos, no âmbito do projeto Luces para Aprender da OEI.
Há também, entre outros, guias de ensino de matemática ou propostas de trabalho nas áreas de expressão musical ou expressão plástica.
A iniciativa insere-se na campanha #LaOEIcontigo, que visa minimizar as consequências negativas da suspensão do calendário académico, devido à crise do novo coronavírus.
“A atividade da OEI dará continuidade à nossa ação de cooperação com a Ibero-América, como temos vindo a fazer ao longo de 70 anos. Em primeiro lugar, seguindo e informando sobre a evolução da crise, promovendo ações educativas e culturais, que sirvam para mitigar ou compensar os efeitos educativos e culturais resultantes da pandemia. Em suma, a nossa organização está empenhada em dar respostas concretas para ajudar a resolver os problemas reais que a pandemia nos impôs e fazer com que nenhuma pessoa seja deixada para trás”, sublinha o Secretário-Geral da Organização de Estados Ibero-Americanos, Mariano Jabonero.
OEI monitoriza impacto do Covid-19 na educação
Outra iniciativa lançada pela Organização de Estados Ibero-Americanos é o monitoramento e análise do impacto do novo coronavírus na educação, ciência e cultura, na região ibero-americana, com base em estatísticas e dados oficiais de todos os países.
Toda a informação está disponível no site: www.oei.es/impacto-coronavirus-iberoamerica/
“Numa altura em que os direitos fundamentais estão limitados, como a livre circulação ou o direito de reunião, devemos apoiar o comportamento exemplar que a maioria dos cidadãos está a transmitir: esses aplausos solidários, aqueles pequenos gestos heroicos, aqueles sorrisos – forçadamente distanciados – são atitudes que nos incentivam a unir forças com organizações como a OEI, para promover apoios concretos para milhões de meninos e meninas que confiaram que a escola era uma parte essencial do seu futuro e estão, neste momento, fora dela. Para nos ajudar, entre todos, a pensar num mundo pós-crise que será certamente muito diferente do atual”, afirmou Mariano Jabonero.
A OEI estima que nos 23 países da comunidade Ibero-americana existam 14 milhões de crianças no nível pré-escolar que viram as suas aulas serem interrompidas, 46 milhões no ensino básico, 44 milhões no ensino secundário e mais de 18 milhões de estudantes universitários.
No total, mais de 122 milhões de estudantes na América Latina foram afetados.
A OEI reúne os países Andorra, Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, República Dominicana, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Guiné Equatorial, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela.
Ana Grácio Pinto