A Plataforma de Ciência Aberta e o Instituto Politécnico de Beja, vão lançar uma aplicação de telemóvel para identificação de insetos, baseada na exposição “Insetos em Ordem”, produzida pelo Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal, cE3c – Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais e MUHNAC – Museu Nacional da História Natural e da Ciência. O lançamento oficial vai decorrer no dia 2 de junho, pelas 20h30, na sede da Plataforma de Ciência Aberta em Barca d’Alva.
A aplicação, compatível com dispositivos com sistema Android, permitirá a classificação, até à Ordem, de um inseto observado. Foi desenvolvida no seguimento da exposição “Insetos em Ordem”, que esteve patente na Plataforma de Ciência Aberta até fevereiro deste ano. A exposição, em itinerância desde 2010, diferencia-se pela relação que estabelece com os seus visitantes. Em vez de disponibilizar a informação científica de uma forma passiva, o conceito dos “Insetos em Ordem” leva os visitantes a passarem pela experiência individual da identificação da ordem de um inseto.
Para assinalar o lançamento da aplicação móvel, a Plataforma de Ciência Aberta preparou um conjunto de atividades ao ar livre, para identificação da biodiversidade de insetos em Barca d’Alva, gratuitas e abertas ao público em geral. O programa ocupará a tarde e noite do dia 2 de junho, com uma saída de campo “Insetos em Ordem em Barca D’Alva”, pelas 18h00, e um jantar-picnic na Plataforma marcado para as 19h30. O lançamento oficial da aplicação móvel acontecerá pelas 20h30, ao qual se seguirá uma observação de borboletas noturnas, a partir das 21h00.
Este programa surge inserido no evento “Expedições Tagis – Parque Natural do Douro Internacional” marcado para os dias 2 e 3 de junho. Esta expedição pretende contribuir para a listagem de insetos da Reserva da Faia Brava, a primeira Área Protegida Privada do país, gerida pela Associação Transumância e Natureza, promovendo dois dias de observação e inventário de insetos abertos ao público e acompanhados por especialistas.