O Arquivo Histórico da Marinha identificou um documento inédito de Gago Coutinho. Trata-se de um projeto para um aparelho de sinais com luz elétrica datado de há quase 122 anos.
No ano em que se comemoram 150 anos do nascimento de Carlos Viegas Gago Coutinho, o Arquivo Histórico da Marinha identificou um documento inédito do almirante que foi um pioneiro da aviação ao realizar, juntamente com Sacadura Cabral, a primeira travessia aérea do Atlântico Sul.
A travessia foi realizada em 1922, mas o documento agora descoberto pelo Arquivo Histórico da Marinha é mais antigo.
O ‘Projeto de Aparelho de Sinaes por Luz Elétrica’ foi apresentado pelo então primeiro-tenente Gago Coutinho ao Conselho do Almirantado, em 19 de setembro de 1897.
Juntamente com esse documento, Gago Coutinho apresentou ainda um ‘Aditamento à Memória sobre um Novo Aparelho de Sinaes Elétricos’, informa a Marinha Portuguesa na sua página oficial na internet.
Estes documentos podem agora ser consultados no Arquivo Histórico da Marinha.
Um notável geógrafo e navegador
Carlos Viegas Gago Coutinho, oficial da Marinha Portuguesa, notável geógrafo e navegador e historiador, nasceu em Lisboa a 17 de novembro de 1869, onde fez o curso do liceu.
Depois de frequentar a Escola Politécnica, em 1885-86, entrou na Escola Naval, concluindo o curso em 1888.
Foi oficial de guarnição de vários navios e comandou as canhoeiras ‘Sado’ e ‘Pátria’ e a lancha-canhoeira ‘Lage’.
“O seu muito saber, de geógrafo e navegador de larga experiência, e o seu espírito empreendedor e investigador, levaram-no a dedicar-se ao estudo da navegação aérea, ainda incipiente nessa época”, recorda a Marinha Portuguesa numa nota divulgada acerca da descoberta dos documentos.
Ligou-se ao seu antigo companheiro de trabalhos geográficos nas colónias, o capitão-tenente Sacadura Cabral, distinto aviador da Marinha, e, num trabalho que de princípio se fez em muito segredo, começaram a realizar voos experimentais para o estudo de novos métodos de navegação aérea, já com o objetivo de efetuar a travessia aérea de Lisboa ao Rio de Janeiro.
Em 1921, Gago Coutinho como navegador, faz com Sacadura Cabral uma viagem aérea experimental de Lisboa ao Funchal, para verificarem na prática a exatidão dos novos processos de navegação.
E então, em 1922 (de março a junho), no modesto hidroavião do tipo Fairey F III-D chamado ‘Lusitânia’, os dois oficiais realizam a primeira travessia aérea de Lisboa ao Rio de Janeiro, um feito notável que ficou para sempre nos anais da história da aviação.
Ana Grácio Pinto