A Câmara de Amarante comprou o antigo complexo mineiro de Vieiros por 80 mil euros.
Em comunicado, aquela autarquia do distrito do Porto destaca o “reconhecido interesse público” das antigas minas das quais se extraiu estanho durante várias décadas, nos planos patrimonial, paisagístico, ambiental e histórico.
O processo de aquisição das Minas de Vieiros, localizadas na Freguesia de Rebordelo mas cuja área se estende a Fridão e a Canadelo, foi finalizado a 30 de dezembro último.
Após a liquidação da empresa proprietária das minas, a decisão de compra foi tomada ainda pelo anterior executivo, “no entanto, só agora foram ultrapassadas as inúmeras dificuldades burocráticas”, informa a autarquia.
“A reconversão do espaço das minas de Vieiros, a anunciar em breve, representa a materialização da visão do município no que respeita à coesão territorial e à promoção do território da designada baixa-densidade em Amarante”, lê-se no comunicado.
A Câmara Municipal investe, assim, cerca de 80 mil euros naquele imóvel de reconhecido interesse público – pela sua vertente patrimonial, paisagística, ambiental e histórica. Por outro lado, a reconversão do espaço das Minas de Vieiros, a anunciar em breve, representa a materialização da visão do município no que respeita à coesão territorial e à promoção do território da designada “baixa-densidade” em Amarante.
Município de Amarante adquiriu o complexo mineiro de Vieiros
