A marca portuguesa Josefinas acaba de apresentar uma linha de t-shirts solidárias de nome ‘Collections’, desenvolvida em parceria com a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV).
Em Portugal, 24 mulheres foram assassinadas pelos parceiros em 2018, mais seis vítimas do que em 2017. Só este ano, em Portugal, entre janeiro e fevereiro, já foram mortas 10 mulheres em contexto de violência doméstica, um número alarmante.
A Josefinas juntou-se à ilustradora Jacqueline Bissett e criaram uma nova forma de ajudar e chamar a atenção para as vítimas.
Por cada t-shirt vendida, uma mulher vítima de violência doméstica é apoiada pela instituição: “o montante angariado pela venda de cada t-shirt destina-se às Casas de Abrigo da APAV para que mulheres em perigo tenham acesso a necessidades básicas, como abrigo e alimentação, e a apoios jurídicos, sociais e psicológicos durante um mês” refere a representante da instituição, Tânia Antunes.
‘Collections’ integra a iniciativa ‘You Can Leave’ da Josefinas, uma linha de sapatilhas solidárias, também criada em parceria com a APAV, que já apoiou, desde julho de 2018, mais de 60 mulheres vítimas de violência doméstica em Portugal.
Apresentada em pleno ambiente de New York Fashion Week, uma semana 100% dedicada à moda em Nova Iorque, que arrancou dia 8 e termina a 16 de fevereiro, cada t-shirt conta a história de uma mulher vítima de violência doméstica.
“A violência doméstica pode acontecer a qualquer uma de nós e é importante, fundamental diria, falarmos sobre este flagelo”, sublinha a CEO da Josefinas, Maria Cunha, que se mostra orgulhosa com o resultado desta iniciativa: “ao usarmos esta t-shirt estamos a dizer que a violência doméstica não pode ser encoberta!”.
As t-shirts ‘Collections’ são assinadas pela ilustradora britânica Jacqueline Bissett, reconhecida pelas suas criações para casas de alta-costura como Yves Saint Laurent, Louis Vuitton e Givenchy.
A materialização de ‘Collections’ contou também com o apoio da dupla criativa mais premiada de Portugal, Marcelo Lourenço e Pedro Bexiga, detentores de um Leão de Ouro, um dos reconhecimentos mais emblemáticos da indústria cinematográfica. “Foi a minha esposa que me chamou a atenção para a Josefinas. Quando vi os sapatos e o trabalho que a marca tem desenvolvido contra a violência doméstica, tive a certeza que queria trabalhar com ela”, afirmou Marcelo Lourenço.
“Quisemos retratar a violência doméstica através da linguagem e iconografia do mundo da moda. Sendo um crime que continua a acontecer dentro de quatro paredes, com milhares de mulheres a sofrerem em silêncio, decidimos ilustrar as desculpas mais usadas pelas vítimas para explicarem às suas famílias e amigos os ferimentos e as nódoas negras que surgem – “caí pelas escadas”, “fui contra um armário”, “fui contra uma parede” concluiu.