A Infraestruturas de Portugal (IP) vai gastar 800 mil euros este ano e 1,2 milhões de euros em 2020 na reparação do tabuleiro inferior da ponte Luiz I, no Porto. O investimento foi autorizado pelo Governo, revelou o Diário da República (DR).
A portaria publicada no DR foi assinada pelos gabinetes dos secretários de Estado do Orçamento e das Infraestruturas e “autoriza a IP a repartir os encargos “relativos ao contrato da empreitada ‘Ponte Luiz I sobre o Rio Douro – Reparação do tabuleiro inferior’”.
No DR, refere-se que a IP “pretende lançar” o concurso para a empreitada de dois milhões de euros na travessia que liga o Porto a Vila Nova de Gaia, que “o início desta prestação de serviços ainda não ocorreu e que o prazo de execução abrange os anos de 2019 a 2020”.
A portaria esclarece que, como a empreitada “tem execução financeira plurianual, torna-se necessário a autorização dos ministros das Finanças e das Infraestruturas e da Habitação”, que foi dada a 18 de abril.
Laje do tabuleiro vai ser substituída
A IP revelou em fevereiro que previa lançar no primeiro trimestre do ano o concurso para a obra no tabuleiro inferior da ponte Luiz I, um projeto que prevê a substituição integral da laje do tabuleiro, incluindo passeios.
A isto soma-se a introdução de sistema de travamento longitudinal e o reforço dos banzos superiores das vigas, diagonais e montantes, com o acréscimo de chapas de aço, acrescentou a IP.
Prevê-se ainda a manutenção dos aparelhos de apoio, substituição das juntas de dilatação, reparação das portas de acesso aos encontros e reabilitação dos serviços afetados.
O projeto recebeu a 30 de janeiro parecer favorável da Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).
A ponte Luiz I está classificada como imóvel de interesse público desde 1982 e insere-se no Centro Histórico do Porto, zona classificada como Património Mundial pela UNESCO.
A empreitada é reclamada há vários anos pelas duas autarquias vizinhas.
Projetada pelo engenheiro Teófilo Seyrig, discípulo do engenheiro francês Gustave Eiffel, a ponte Luiz I foi inaugurada em 1886.
Tem 395 metros de comprimento e oito de largura – sendo o seu arco ainda hoje considerado o maior arco do mundo em ferro forjado – tem dois tabuleiros em ferro sobrepostos.
Atualmente o tabuleiro superior é ocupado por uma das linhas do Metro do Grande Porto, ligando a zona da Catedral no Porto, ao Jardim do Morro e à Avenida da Républica em Vila Nova de Gaia.
Foi uma ponte com portagem – custava cinco reis por pessoa – instituída um dia depois da inauguração do tabuleiro superior, a 1 de novembro de 1886. A portagens só deixariam de ser cobradas a 1 de janeiro de 1944, ou seja, quase 58 anos depois.