Está de regresso o Concurso Lusófono da Trofa, uma iniciativa da Câmara da Trofa com o apoio do Camões-Instituto da Cooperação e da Língua, com o objetivo de incentivar a criatividade literária premiando uma obra inédita de um autor lusófono.
Considerado um dos concursos literários mais prestigiados e mais conhecidos dos países lusófonos, tem candidaturas abertas até 31 de maio.
“Este Concurso literário internacional que aposta na promoção e salvaguarda da literatura infantojuvenil, que fomenta o gosto pela leitura, estimulando o espírito de iniciativa, ao mesmo tempo que desenvolve e incentiva a escrita criativa, estende-se a todos os países de língua oficial portuguesa, nomeadamente Portugal, Angola, Brasil, Moçambique, Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Guiné Bissau, Guiné Equatorial e Timor”, sublinha a Câmara Municipal da Trofa numa nota de imprensa enviada ao ‘Mundo Português’.
As obras a candidatar ao Concurso Lusófono da Trofa devem ser enviadas sob pseudónimo e em Portugal podem fazê-lo, em mão, até às 18h do último dia útil do mês de maio na Casa da Cultura da Trofa (Avenida D. Diogo Mourato), durante o horário do expediente ou via correio, através de carta registada.
Já nos outros países a entrega dos contos pode ser efetuada no Centro Cultural Português em Luanda (Angola), no Centro Cultural Português em Brasília (Brasil), no Centro Cultural Português na Praia, no Centro Cultural Português na Praia – Polo Mindelo (Cabo Verde), no Centro Cultural Português em Bissau (Guiné-Bissau), no Centro Cultural Português em Maputo e no Centro Cultural Português em Maputo- Polo da Beira (Moçambique), no Centro Cultural Português em S. Tomé e no Centro Cultural Português em S. Tomé-Polo da Ilha do Príncipe (S. Tomé e Príncipe), no Centro Cultural Português em Díli (Timor) e na Embaixada de Portugal em Malabo (Guiné Equatorial).
A concurso estão o Prémio Matilde Rosa Araújo no valor de dois mil euros, o Prémio Ilustração no valor de 1500 euros e o Prémio Lusofonia no valor de mil euros. Os vencedores serão revelados nas comemorações do aniversário do Município, em novembro.
“A Trofa prepara-se desta forma, para galardoar mais um conto infantil inédito, criado em português, que irá assim, juntar-se aos vários livros infantis editados pela Câmara Municipal, no âmbito do Concurso que é já considerado uma referência internacional na área da literatura e da criação e expressão literária em português”, conclui a nota.
Está aberto o Concurso Lusófono da Trofa 2019
