A empresa produtora de vinhos Ervideira inaugura amanhã o seu novo Pavilhão do Enoturismo na adega, em Vendinha, concelho de Évora.
“Com este novo pavilhão, vamos mais do que duplicar a capacidade atualmente instalada”, disse à Lusa, Duarte Leal da Costa, diretor executivo e sócio maioritário da Ervideira.
O ‘Ervideira Wine Lounge’ representa um investimento de 250 mil euros e vai permitir à empresa passar a acolher 36 mil visitantes/ano, revela ainda o responsável.
No ano passado, o setor do enoturismo “cresceu mais de 20%” na empresa, que recebeu “cerca de 12 mil visitantes”, dos quais “perto de sete mil na adega”, revela Duarte Leal da Costa.
Acrescentou ainda que os restantes foram registados nas lojas de Monsaraz (Reguengos de Monsaraz) e Évora.
“Tínhamos uma sala de provas mais antiga e, há três anos, abrimos uma segunda sala, mas, este ano, era impossível, já estávamos em saturação”, explicou.
Daí, a aposta num novo pavilhão de enoturismo, o ‘Ervideira Wine Lounge’, num edifício construído de raiz junto da adega, na estrada que liga Vendinha a Reguengos de Monsaraz.
O projeto foi apoiado com 150 mil euros pelo Programa Valorizar – Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, do Turismo de Portugal, tendo a Ervideira que reembolsar, nos próximos anos, metade deste valor, explicou o diretor executivo.
As novas instalações, que começaram a ser construídas em fevereiro, abriram em regime de ‘soft opening’ em junho, mas são inauguradas oficialmente amanhã, durante um evento de prova de vinhos da “casa”.
Espumante da Água à prova na inauguração
A adega, congratulou-se Duarte Leal da Costa, fica agora “com capacidade para as 80 a 100 pessoas/dia”, ou seja, “pode acolher 36 mil pessoas por ano”, o que representa “um grande aumento da capacidade instalada”,
“Claro que isso seria se estivéssemos sempre cheios, mas a afluência varia e a média diária de visitantes é de 20 pessoas”, reconheceu.
O diretor referiu que “há dias com mais e outros com menos visitantes”, mas, graças ao novo pavilhão, torna-se possível “acolher grupos maiores, num ambiente de prova muito mais bonito e com vista para as vinhas”.
Os portugueses representam “cerca de 35%” dos visitantes da Ervideira, mas os estrangeiros constituem a maioria dos turistas.
“Temos muitos brasileiros e, nos últimos dois anos, notámos um grande crescimento de franceses, mas recebemos também pessoas do mundo inteiro, nomeadamente da Austrália e da Nova Zelândia”, indicou.
Na quinta-feira, a Grande Prova Ervideira vai ser aproveitada, além da inauguração do novo espaço, para dar a provar um vinho centenário, outro licoroso e o vinho biológico Bio Nature.
O Espumante da Água, “o primeiro espumante do mundo” em que a “segunda fermentação” é feita “em profundidade”, nas águas da albufeira do Alqueva, é outra das referências que vai estar à prova, segundo a empresa, que espera, este ano, faturar 2,4 milhões de euros.
A Ervideira é uma das empresas vitivinícolas seculares em Portugal, produzindo vinho desde 1880. Possui hoje 160 hectares de vinha, distribuídos pelas sub-regiões de Vidigueira (130 hectares) e Reguengos de Monsaraz (30 hectares).