Pela primeira vez abriu um supermercado português em França com 4.800 metros quadrados que criou à partida 80 postos de trabalho mas que espera vir a chegar aos 100, quando abrir o restaurante do gigante centro comercial em S. Maximin.
A inauguração contou com a presença do Secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, o Maire de Saint Maximin, Serge Macudzinski, o Embaixador de Portugal em França Jorge Torres Pereira, os Deputados portugueses pelo círculo da Europa Carlos Gonçalves e Paulo Pisco, o Presidente da Câmara municipal de Leiria e o Presidente da Câmara municipal de Figueiró dos Vinhos, localidade que está geminada com Saint Maximin. Presentes também muitos amigos do empresário, colegas do setor, destacando a presença de Victor Mariano, dos Estabelecimentos Mariano, Paulo Pereira e Maria do Céu Gonçalves da Agribéria. Igualmente presente esteve Carlos Morais, CEO do SISAB Portugal
O projeto resultou da associação do fundador da marca Prim’land, José Gaspar, ao empresário Carlos de Matos, que na inauguração contou ao Mundo Português “que a ideia nasceu originalmente a partir de um empregado de origem francesa, muito amigo do presidente da câmara da região, que pretendia abrir um centro comercial com produtos portugueses pelo grande número de portugueses aqui residentes, e ainda porque a sua cidade está geminada com Figueiró dos Vinhos”.
Para Carlos Matos que se associou ao projeto de construção civil do centro comercial, trata-se do “maior centro comercial de França de produtos alimentares portugueses. Quando se vai a França, nos centros comerciais franceses há dois metros quadrados de produtos portugueses. No entanto em Portugal num Continente, por exemplo, há 80% de produtos estrangeiros e 10% de produtos portugueses”.
Para o português, que reside em França desde 1969, e que lidera há mais de 20 anos o grupo imobiliário Saint Germain, “Portugal nunca foi combativo que chegue para impor os produtos portugueses fora de Portugal” e “falta apoio dos governantes” para que os portugueses se possam “impor lá fora”.
A vocação dos produtos portugueses
O supermercado é propriedade de José Gaspar que há bastantes anos encontrou a sua vocação nos produtos alimentares de origem portuguesa.
Os 4.800 metros quadrados vão ser preenchidos com, no mínimo, 80% de produtos portugueses, distribuídos entre um supermercado, uma queijaria, um talho tradicional, uma peixaria, uma padaria, uma garrafeira e, numa segunda fase, um restaurante, especializado em gastronomia portuguesa.
O centro vai ficar situado na zona comercial de Creil-Saint-Maximin, com 55 hectares de lojas, “um dos maiores da Europa”, que existe desde 1979.
Prim´land uma marca portuguesa
A marca portuguesa Prim’land que existe desde 1988, foi criada por José Gaspar, que foi para França em 1970, com apenas 13 anos. Depois de passar dois anos ainda na escola, viria a encontrar nos mercados de produtos portugueses a sua vocação. Mais tarde abriria um supermercado em Romainville, na zona de Paris, em 1988, um outro em Bruxelas, na Bélgica, em 2015, e que tem, atualmente, duas lojas em Livry-Gargan, nos arredores de Paris.
Como nasceu este projeto aqui?
Aqui o projeto nasceu com o grande apoio do Presidente da Câmara de S. Maximin, porque a cidade tem uma geminação com Figueiró dos Vinhos, e assim apoiou-nos com todas as autorizações de superfície para a abertura desta unidade de supermercado. Em França é muito difícil obter estes direitos para superfícies com mais de mil metros quadrados, porque são normalmente exclusivos dos gigantes da distribuição. Segundo sei é a primeira vez que um português teve esta autorização em França para uma unidade de 4.800 metros
Quanto demorou a conceber?
Foi um projeto que demorou quatro anos a sair do chão, porque neste terreno foi necessário fazer tudo de raiz até ao momento em que já temos a visita diária de 1.500 pessoas que é um número que já se pode traduzir como um sucesso.
E praticamente é tudo produtos portugueses…
Na clientela seguramente 50% será português, já nos produtos depende, a maioria do peixe, frutas e carne, vem do mercado de Rungis, mas em tudo o resto vem de Portugal, destacando os congelados onde temos uma grande gama, as especiarias, e aos vinhos, onde devemos ter a maior cave de vinhos que existe em França…
E o futuro passa por abrir mais lojas desta envergadura?
Já temos uma loja em perspetiva, mais ou menos deste tipo e dimensão e que ficará localizada perto da Suíça, mas para já é ainda um segredo…
Hoje ter todos estes produtos portugueses aqui é um grande orgulho?
O grande orgulho foi o de chegar até aqui e criar 80 postos de trabalho, principalmente para um emigrante que chegou a este país com 13 anos e hoje represento mais de 200 postos de trabalho. Sim é um grande orgulho!