Os vinhos dos Açores estiveram esta semana presentes no projeto ‘online’ “Wine Hour at Home”, que na plataforma Instagram procura juntar entusiastas pela cultura vinícola num convívio virtual em época de covid-19.
O projecto ‘Wine Hour at Home’, que teve início em 18 de março, através do Instagram, nasceu de uma ideia de convívio em torno do vinho em tempos de quarentena devido à covid-19, sendo uma parceria da empresa Chefs Agency e com o conselheiro Cláudio Martins, tendo acesso aos eventos todos os utilizadores que manifestem interesse.
Os Açores estiveram recentemente representados através do enólogo Bernardo Cabral, consultor da Cooperativa Vitivinícola da ilha Do Pico – Picowines.
O enólogo abordou o desafio que se coloca aos vinhos da Cooperativa Vitivinícola do Pico e, em particular, dos vinhos em prova: Frei Gigante 2018, um vinho branco produzido na ilha do Pico; Arinto dos Açores 2018, uma casta autóctone e exclusiva das ilhas dos Açores, e Ilha do Pico, de dez anos, licoroso, cuja base é o Verdelho e o Arinto dos Açores.
“Só é necessário estar ligado ao Instagram live do ‘Wine Hour at Home’, às 17:00, gostar de vinho e apreciar um convívio são”, refere a organização do evento.
A ideia nasceu de uma conversa entre o consultor de vinho Cláudio Martins e a diretora de eventos da Chefs Agency, Adriana Fournier, no início da quarentena imposta pelo covid-19.
“Estávamos no início do período de quarentena e comentámos que fazia falta um momento social, que poderia ser em torno do vinho, que unisse as pessoas e se focasse em aspetos mais pessoais de produtores, vinhos e enólogos, e não tanto em aspetos técnicos”, explica Claúdio Martins.
Adriana Fournier, diretora de eventos da Chefs Agency, declara que “um momento de vinho após o trabalho fazia todo o sentido”, até porque “as garrafas de vinho partilhadas são as melhores, e porque se está, mais do que nunca, a precisar de momentos de descontração para sobreviver à ansiedade social do momento”.
No âmbito da iniciativa, o produtor é convidado a abrir uma garrafa especial, a prová-la e a comentá-la, sendo que as pessoas poderão “colocar as dúvidas que entenderem ao produtor, partilhar fotografias do que estão a beber e, claro, estarem acompanhados ao beber o seu copo de vinho”.
No âmbito do evento ‘online’, os vinhos dos Açores, através da Cooperativa Vitivinícola do Pico, que criou uma loja virtual para vender os seus vinhos, mostraram aos portugueses a sua riqueza e “traços vulcânicos”, valoriza a organização.
O setor vitivinícola dos Açores viu ser duplicado entre 2012 e 2019 o número de produtores, de 246 para 517, passando-se de 190 hectares em 2012 para cerca de mil em produção de vinha certificada, na atualidade.
Existem cerca de 40 vinhos certificados nos Açores, sendo que em 2019 foram uma dezena.
Segundo as projeções oficiais, a produção de vinho dos Açores vai quadruplicar em cinco anos, ultrapassando os vinhos certificados um milhão de litros, se for tido em consideração que a sua produção anual é de 250 mil litros.