A cortiça foi a grande vencedora no Concours Mondial de Bruxelles (CMB) 2018, já que dos 9.180 vinhos provados no evento, originários de 48 países, 95% estavam vedados com rolha de cortiça.
Este que é considerado um dos maiores eventos mundiais ligados ao vinho, teve lugar pela primeira vez na Ásia e contou com um júri composto por mais de 300 jornalistas, compradores, enólogos e sommeliers. “Estes dados confirmam a clara preferência dos produtores de vinho mundiais pela cortiça, já que sete em cada dez garrafas estão vedadas com uma rolha de cortiça. No caso da China, esta opção é ainda mais evidente quando os últimos estudos realizados pela Nielsen referem que 95% dos Top 100 vinhos mais vendidos na China estão vedados com cortiça” disse João Rui Ferreira, Presidente da APCOR. Os dados obtidos neste concurso reforçam outros estudos realizados um pouco por todo o mundo, dos quais se destaca o Decanter World Wine Awards, em que 69% dos
vinhos premiados estão vedados com rolha de cortiça e a seleção dos Top 100 vinhos feita pela Wine Spectator, onde a cortiça está presente em 89% dos vinhos. “Segundo estes dados, presentemente as rolhas de cortiça ocupam uma posição confortável num mercado que é bastante competitivo, o que nos motiva para manter e até intensificar o esforço de comunicação nos diferentes mercados”, refere João Rui Ferreira. Fundada em 1956, a Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR) está no mercado há 60 anos e é hoje a única associação patronal do setor em Portugal. Sediada no coração da indústria da cortiça, no concelho de Santa Maria da Feira, a APCOR representa atualmente 278 empresas – responsáveis por 80% do volume total de negócios do sector e 85% das exportações portuguesas de Cortiça – e é presidida por João Rui Ferreira. Enquanto representante de um dos setores mais preponderantes da economia portuguesa, a APCOR tem como missão promover e divulgar a indústria no país e no mundo.
Cork.