A Câmara de Mértola, no distrito de Beja, aderiu ao programa abem – Rede Solidária do Medicamento, promovido pela Associação Dignitude, para garantir a cidadãos carenciados do concelho o acesso a medicamentos prescritos por receita médica.
Segundo o município, a adesão ao programa já foi concretizada com a assinatura do protocolo de cooperação entre a Câmara de Mértola e a Dignitude e “representa uma ajuda importante e complementar” aos apoios previstos no cartão social e prestados pela autarquia na área da saúde.
Os destinatários do programa são os beneficiários do cartão social e todos os que se deparem com situações inesperadas de carência económica decorrente de desemprego involuntário ou doença incapacitante ou outras enquadradas no regulamento.
O programa visa garantir o acesso dos cidadãos em situação de carência económica a medicamentos prescritos por receita médica, explica o município, referindo que a sinalização, a referenciação e o encaminhamento dos beneficiários é assegurada pela câmara e a distribuição dos medicamentos fica a cargo das duas farmácias da vila aderentes ao projeto.