O Encontro Nacional de Tocadores de Concertina, que se realiza há 19 anos, vai voltar a juntar no final de setembro grupos de todo o país. Mas este ano acontece nas redes sociais, em consequência da pandemia por Covid-19.
Habitualmente, e desde 2001, a iniciativa realiza-se no último sábado de setembro e leva à pequena aldeia da Barrenta, no concelho de Porto de Mós (distrito de Leiria), centenas de tocadores de concertina de todo o país.
Este ano, o 19º Encontro Nacional de Tocadores de Concertina da Barrenta, vai acontecer em formato online: será a 26 de setembro a partir das 17h, no Facebook do Grupo Concertinas da Barrenta (www.facebook.com/concertinasdabarrenta/).
“‘Barrenta ComVIDA’ irá não só divulgar os todos grupos que participam e a cultura que engloba a concertina, e que nestes tempos de pandemia não têm tido oportunidade de mostrar o seu empenho e dedicação, mas também dar a conhecer a região e muito dos seus pontos atrativos sobretudo no que toca à Serra de Aire”, explica numa nota o Centro Cultural da Barrenta – Grupo Concertinas da Barrenta.
Está ainda a ser estudada a hipótese de fazer chegar o som das concertinas às aldeias vizinhas, de forma presencial, “mas sem pôr em causa a segurança que as circunstâncias exigem”, revela a organização.
Por conta da pandemia de COvid-19, o Centro Cultural da Barrenta esteve durante quase três meses de portas fechadas, e todas as iniciativas em agenda para 2020 foram canceladas ou adiadas. E os ensaios foram retomados em novos formatos, cumprindo as regras exigidas pela DGS.
Barrenta é um pequeno lugar da União das Freguesia de Alvados e Alcaria, tendo cerca de 38 habitantes. Em 2019 acolheu mais de 500 tocadores de concertina e milhares de visitantes.
“O primeiro encontro foi em 2001 e envolveu cerca de 40 tocadores, com o objetivo de poder dar ‘vida’ a uma aldeia que só por si iria desaparecer com o passar dos anos se nada fosse feito para ter alguma visibilidade”, recorda o Centro Cultural da Barrenta – Grupo Concertinas da Barrenta.
Ana Grácio Pinto