A presidente da Câmara de Portalegre, Adelaide Teixeira, desafiou a população a sair à rua durante as comemorações do Dia de Portugal, que este ano decorrem na cidade antes de prosseguirem em Cabo Verde.
“Vamos distribuir bandeiras de Portugal e queria apelar à população para participar nestas comemorações e que embelezasse e engalanasse as suas janelas”, disse a autarca, eleita por um movimento independente, em declarações à agência Lusa.
Além de bandeiras nas janelas e da distribuição de chapéus alusivos à data, as ruas de Portalegre vão estar também engalanadas com pendões com as cores da cidade e de Portugal.
“Queremos que a população do distrito de Portalegre participe, pois estas comemorações são de toda uma região e de todos os portugueses”, acrescentou.
As comemorações do Dia de Portugal arrancam em Portalegre, na sexta-feira, com a abertura de atividades militares, na avenida da Liberdade e junto ao mercado municipal, numa iniciativa aberta ao público até segunda-feira.
Para o primeiro dia está ainda previsto, às 22:00, um concerto pela Banda da Força Aérea, num palco instalado no jardim da avenida da Liberdade.
No sábado, o programa inclui um concerto pela Banda do Exercito, pelas 22:00, também no palco instalado no jardim da avenida da Liberdade.
A cerimónia do içar da Bandeira Nacional, já com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, está agendada para domingo, às 10:15, junto ao Monumento aos Mortos da Grande Guerra.
Pelas 10:30, o chefe de Estado visita as atividades militares complementares que vão decorrer na cidade, seguindo-se, pelas 15:00, a inauguração das obras de recuperação, valorização e ampliação do Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino, que envolveram um investimento de 346 mil euros.
O dia termina com um concerto pela Banda da Armada, também no palco instalado no jardim da avenida da Liberdade, a partir das 22:00.
Na segunda-feira, 10 de Junho, pelas 11:00, está prevista a cerimónia comemorativa do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, presidida pelo Presidente da República.
Depois das intervenções do presidente da comissão organizadora, o jornalista e colunista João Miguel Tavares, natural de Portalegre, e do chefe de Estado e da imposição de condecorações, segue-se o desfile de forças militares na avenida do Movimento das Forças Armadas e avenida Frei Amador Arrais.
Na cerimónia vai estar também presente o Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, além, pela primeira vez, de uma representação das Forças Armadas de Cabo Verde no desfile.
Para as 18:00, está marcada a cerimónia militar do arriar da Bandeira Nacional, junto ao Monumento aos Mortos da Grande Guerra.
As comemorações do Dia de Portugal em Portalegre terminam, pelas 22:00, novamente com um concerto no jardim da avenida da Liberdade, com a Orquestra Ligeira do Exército.