A Federação de Ginástica Portuguesa participou nos Jogos Mediterrânicos com excelentes resultados nas disciplinas da Ginástica Aeróbica, Ginástica Artística Masculina e Ginástica Rítmica.
A 4ª edição dos Campeonatos Juniores (COMEGYM) decorreu em Cagliari, na Itália, entre 25 e 28 de setembro e Portugal levou dez ginastas juniores, treinadores de cada disciplina e a chefe de delegação, Sara Luna.
Na bagagem trouxeram um total de oito medalhas, das quais quatro de ouro, três de prata e uma de bronze.
Na Ginástica Aeróbica a acompanhar os ginastas Ana Rita Gomes (A4G), Tânia Almeida (URD) e Rui Cansado (CAGPD), esteve o treinador nacional, Rui Cardoso.
Esta modalidade conquistou quatro das oito medalhas: uma de ouro, com 60.500 pontos na competição por Equipa; uma de ouro para Ana Rita Gomes, que com uma excelente performance conquista o primeiro lugar na Individual feminino, com 19.950 pontos; uma para Rui Cansado, que obteve 20.050 pontos e a medalha prata; A dupla Ana Rita Gomes e Rui Cansado alcançou o 1º lugar em Par Misto com 19.650 pontos, trazendo assim mais uma medalha de ouro para Portugal.
Na Ginástica Artística Masculina, Portugal conquistou a medalha de ouro com o ginasta José Nogueira (ScCP), em solo, com 13.400 pontos e Filipe Almeida (GCP) conquistou a medalha de prata em Saltos, com 12.817 pontos. Os ginastas estiveram sempre acompanhados pelo treinador nacional, Manuel Campos.
Finalizando o total de medalhas conquistadas, seguiu-se a Ginástica Rítmica com as ginastas juniores Bárbara Santos (AEE) e Dalia Porokhnya (GCP), que foram acompanhadas da treinadora nacional, Darina Vasileva.
Bárbara conseguiu a medalha de bronze com 13.800 pontos e Dalia, a medalha de prata, com 14.650 pontos, em Fita.
Para 2020 já está agendado a 5ª edição dos Campeonatos Juniores da COMEGYM, na Turquia, em setembro, que contará pela primeira vez, no seu programa, com a competição de Trampolim Individual.
Beatriz Santos
Colaboradora MP