Com quatro unidades de produção em Portugal – Montemuro (Mafra), Monforte (Portalegre), Maia (Porto) e Palmela (Setúbal) – a Queijos Santiago detém a responsabilidade pela recolha, produção, embalamento e distribuição de todos os seus produtos, como explica João Santiago, diretor geral da empresa.
Com quatro unidades de produção em Portugal – Montemuro (Mafra), Monforte (Portalegre), Maia (Porto) e Palmela (Setúbal), a Queijos Santiago detém a responsabilidade pela recolha, produção, embalamento e distribuição de todos os seus produtos, o que permite garantir a máxima qualidade dos queijos que chegam à mesa de todos os Portugueses.
A história começou em 1918, em Castelo Branco, quando o casal Santiago se dedicou a criar 300 ovelhas que produziam cerca de 50 litros de leite por dia. João Santiago, diretor geral da Queijos Santiago e neto dos fundadores recebeu o «Mundo Português» em plena Serra do Montemuro, a “dois passos” de Lisboa e na zona saloia da Malveira. Recorda que o avô era da Soalheira e a avó da Póvoa, enquanto os pais são naturais de Alcains. Ou seja da mais que conhecida e afamada zona dos ‘Queijos da Soalheira’ aos pés da Serra da Gardunha. “Os meus avós e os meus pais em 1969 vieram para Lisboa e criaram a primeira fábrica de queijo em Sacavém, depois em Algés abrimos a segunda fábrica e em 1995 viemos para a Serra de Montemuro. Fizemos uma unidade de produção nova que ficou pronta em 1992. No ano 2000 adquirimos uma empresa na Maia”, recordou.
A produção da Queijos Santiago está dividida em três segmentos: queijos frescos e requeijões, queijos regionais/curados e queijos ralados e fatiados. No total, apresenta mais de 70 produtos no mercado, orgulhando-se de, no segmento de queijos frescos, ser líder de mercado, sendo também referência no segmento dos queijos curados, designadamente com produtos regionais.
Hoje em dia, estamos perante um dos maiores players do mercado: a empresa conta com mais de 250 colaboradores diretos, sem contar com os indiretos que trabalham nas produções de leite. Tem unidades de produção nas principais regiões portuguesas, em zonas de Denominação de Origem Protegida, os reconhecidos DOP. No portfolio da Queijos Santiago podemos encontrar o queijo NISA DOP ou mesmo o queijo de Azeitão DOP.
O saber, a qualidade e a tradição são as palavras que mais surgem a João Santiago, quando fala sobre a empresa fundada pelos seus avós. “A tradição aliada à qualidade exige que o processo de produção seja cuidado desde a recolha do leite à sua comercialização. Para tal, a Queijos Santiago conta com um vasto conjunto de produtores de leite regionais exclusivos, apoiados por técnicos especializados” afirma João Santiago, acrescentando que “a relação de confiança e fidelização que temos com os nossos produtores exclusivos garante-nos uma média de 80.000 litros de leite por dia – entre vaca, leite e cabra”.
No segmento de queijos frescos, a Queijos Santiago produz mais de 150 mil queijos por dia, que se distinguem pela qualidade do leite. É a qualidade da matéria-prima associada ao processo de produção inspirado nas vantagens artesanais que permitem um resultado final com um perfil nutricional equilibrado e sabor inconfundível. “Somos líderes de mercado com uma distribuição massificada dos nossos produtos. Podemos encontrar queijo fresco e requeijão Santiago em todos os supermercados” refere o diretor geral da empresa.
No entanto, a posição da Queijos Santiago é também de relevo na área dos queijos curados ou regionais. Os curados Queijos Santiago destacam-se pelo processo de cura prolongada selecionados pelos melhores leite de vaca, cabra e ovelha. O cuidado máximo no processo de produção garante um paladar intenso aos queijos curados puros, enquanto os queijos de mistura apresentam características mais suaves. A utilização de 100% de leite português faz com que os Queijos Santiago sejam verdadeiramente nacionais, em que várias referências são inclusivamente DOP – Denominação de Origem Protegida. Entre a gama da Queijos Santiago podemos encontrar as submarcas Cerrado do Vale, Quinta do Olival, Convento, entre outras.
Além-fronteiras, a Queijos Santiago já está presente em alguns mercados europeus, como Espanha e França, e 2015 foi o ano de viragem e aposta forte na internacionalização. Foi criado um departamento específico para desenvolvimento do negócio internacional, tendo como meta conquistar o gosto dos consumidores internacionais. “Queremos alcançar uma quota de venda de 15% nos mercados internacionais nos próximos três anos” refere João Santiago. A empresa apresenta uma vasta gama de produtos, associada à qualidade e história no mercado nacional.
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