A Rei dos Frangos é a nova e diferenciada marca do mercado de comida confeccionada, fruto do conhecimento acumulado durante 26 anos na área alimentar, e da percepção das necessidades do cliente, qualidade, sabor e comunidade. A inovação é palavra de ordem e quem imaginaria um frango assado na brasa de carvão ultracongelado?
Com os seus produtos nos mercados internacionais fomos a Leiria à zona industrial Cova das Faias, em Marrazes, falar com João Santos, filho do fundador da empresa e que na qualidade de administrador nos fala e nos dá a conhecer a mesma.
Revele um pouco a história desta empresa…
João Santos – Tudo começou com uma churrasqueira tradicional iniciada pelos meus pais, que são naturais de Minde e Caldas da Rainha e que estiveram três anos emigrados no Canadá. Quando regressaram, com a ajuda dos meus avós, abriram uma churrasqueira no centro de Leiria. Uma churrasqueira muito pequena, daquelas tradicionais em que o cliente esperava junto à assadeira e indicava o frango que queria e que estava a ser assado. Hoje a empresa é da família e fazer o contraponto com o que era o Rei dos Frangos há 26 anos e o que somos hoje trás sempre alguma nostalgia.
A assar frangos, constituíram uma marca e soluções alimentares, mas característica da comida tradicional portuguesa…
JS- Mas o negócio dos frangos, deixa que lhe acrescente, começou com o meu avô que teve um matadouro e uma churrasqueira, o João dos Frangos, nas Caldas da Rainha e mantemos a tradição de manter o nome João na sucessão da família, meu avô João, um pai João e eu João.
Em relação à marca Rei dos Frangos, hoje temos 19 take aways em Portugal e três restaurantes com a marca Frangus e temos dois take aways e um restaurante em Madrid. Em Portugal temos três franchisings em Alcobaça, Montijo e Entroncamento e também temos o franchising de Madrid. Não produzimos frangos, temos parcerias com matadouros e temos o “nosso frango” ou seja uma linha nossa, onde ele é limpo, chamuscado, aberto, retirado o excesso de gorduras e esfregado à mão o tempero da casa. Sai daqui em fresco, temperado para as lojas e não vendemos nenhum frango sem ter 24 horas de tempero. O segredo está no tempero e esse segredo está entre mim e meu pai e graças a isso nasceu e criámos o frango assado para a exportação, em que fomos pioneiros na criação do frango assado na brasa ultragongelado para a exportação, pois não vendemos este produto em Portugal.
Fale dessa criação inovadora e da estratégia de internacionalização…
JS- É frango assado em carvão vegetal, ultracongelado e somos os únicos que o temos. É marinado por nós com os nossos molhos de laranja, limão ou picante, assado e ultracongelado e as pessoas em casa só tem que o colocar no forno. Ninguém acreditava que o produto fosse bom, foi necessária muita persistência para acreditarem que o resultado é surpreendente em termos de sabor e de suculência.
Chama-se a isto inovação. Na altura não havia a necessidade do consumidor pelo produto e sabendo da mais valia do nosso frango, havia que encontrar forma de o fazer chegar aos mercados de exportação, com o mesmo sabor que aquele que se encontra nas nossas lojas. Foram 18 meses de testes até lançarmos no mercado este produto inovador.
Estamos assim com o nosso frango, e refeições congeladas, em todo o mercado da saudade na Europa e até enviamos algum produto para Hong Kong. Neste momento já estamos a trabalhar com algumas grandes cadeias de distribuição na Europa e o lançamento tem-se revelado um sucesso. A nossa estratégia de internacionalização passa por criar mais parcerias de distribuição nas Américas, Europa e Ásia.
Tem tido uma presença no SISAB PORTUGAL e podem referir se o evento tem revelado interesse para a vossa marca e produtos
JS- Já estivemos por duas edições no SISAB PORTUGAL. A primeira vez não correu como desejámos mas a segunda participação foi importante dado que o produto que enviámos para Hong Kong foi através de cliente que conseguimos e conhecemos nessa participação do SISAB PORTUGAL.
Vamos voltar a participar no SISAB em 2016 onde esperamos reforçar as relações com os nossos clientes e, fundamentalmente, conhecer novos parceiros.
Actualmente temos 35 clientes internacionais activos e queremos conquistar mais mercados e ter mais parceiros a trabalhar a nossa marca.
Curiosamente começámos na Alemanha, e depois França, Reino Unido, Luxemburgo, Suíça, Bélgica, Holanda, Espanha e Hong Kong.
Mas vejo que a gama de produtos alimentares não se resume ao frango…
JS – Sim, é verdade. Além do frango assado exportamos uma gama de refeições unidoses congelados e uma gama em tabuleiros de 2 Kg para profissionais.
Destaco a nossa linha de pratos típicos como a Feijoada à transmontana, a Dobrada, as Favas e Moelas à portuguesa. Além destes temos o Bacalhau à Brás (já com ovo!) e os tradicionais Arroz de pato assado, Bacalhau com natas e Empadão de carne. Acabada de lançar temos agora mais uma refeição completa, a Perna de frango assada no forno com puré e já estamos a trabalhar e a testar novidades para 2016.
O foco das nossas refeições congeladas é sempre a qualidade e é graças a isso e aos nossos parceiros que temos obtido sucesso.
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