A rapidez com que está a ser recuperada a cidade do Funchal depois do temporal de 20 de Fevereiro está a ser usada como “imagem de marca” pela Madeira face aos turistas em visita à ilha.
Depois das imagens de escombros, lama, pedras e destruição terem corrido mundo, os agentes turísticos contactados pela Lusa dizem que os visitantes mostram-se espantados pelo “rosto” citadino e simpático da ilha, que tem tentado deixar para trás, o mais depressa quanto possível, a memória da destruição deixada pelas águas revoltas que desceram das montanhas em direção ao mar destruindo, vidas e bens.
Para este resultado, dizem os agentes turísticos contactados pela Lusa, foi fundamental o espírito de entreajuda dos madeirenses, como realçou a guia intérprete Luísa Rodrigues. “Os turistas dizem que esperavam obviamente pior por aquilo que viram nas televisões nos países deles”, acrescenta. Luísa Gouveia, funcionária da Assembleia Legislativa da Madeira, partilha também da mesma opinião: “Nunca me passou pela cabeça ver a cidade como ficou a 20′ de Fevereiro, mas também nunca pensei que uma semana depois o Funchal já estivesse como está”. O empresário Jorge Pierre elogiou também à Lusa o voluntarismo que diz ter encontrado na Câmara do Funchal e na população em geral: “a celeridade tem sido enorme, apesar de ser evidente que há contingências em dois ou três pontos que são mais complicados”.
Campanha de captação
Os portugueses vão ser desafiados a um tipo de solidariedade diferente para com as vítimas da intempérie da Madeira: em vez de se sacrificarem, divirtam-se passando férias na região. A campanha vai ser lançada pela Associação das Agências de Viagem e Turismo (APAVT) que hoje se reuniu no Funchal com a secretária regional da Madeira para o turismo, Conceição Estudante, e com um representante da TAP. Esta campanha é uma das várias medidas acordadas , que visa tornar a Festa da Flor, de 15 a 18 de Abril, no momento da ultrapassagem definitiva do sobressalto provocado pela intempérie. Pedro Ferreira, vice presidente da APAVT, referiu que “a ideia é fazer a transição do período de crise para o de normalidade, chamando a atenção para a capacidade de solidariedade do país mas também para o facto de que grande parte da oferta turística da Madeira não foi afectada”. “A mensagem para o consumidor final é: se quer ajudar a Madeira não precisa de se sacrificar, venha fazer férias”, disse o dirigente associativo, numa conferência de imprensa conjunta no final da reunião. A secretária regional Conceição Estudante disse não ter qualquer balanço do número de cancelamentos de viagens turísticas para a Madeira. “Não estou preocupada ainda com esse tipo de balanço. Sabemos que os cancelamentos aconteceram num primeiro momento. A nossa preocupação é estancar aquilo que possa estar a acontecer neste momento e evitar que haja mais cancelamentos, por isso precisamos que a imagem lá para fora seja de recuperação e da cara limpa que o Funchal já vai tendo”, disse. Para que estes resultados sejam alcançados, agentes de viagens, operadores turísticos, empresas de transporte e governo regional vão lançar um conjunto de iniciativas que culminarão na Festa da Flor. “Nem foi preciso grande esforço para fazer coincidir as estratégias do governo regional com a dos agentes e operadores”, disse Conceição Estudante, sublinhando que em turismo “ninguém consegue fazer nada sozinho, todos têm de estar unidos para que os objetivos sejam cumpridos”. Além da campanha à solidariedade nacional através da marcação de férias na Madeira, que a APAVT vai realizar gratuitamente, está prevista uma ofensiva intensa na feira de turismo que a Aliança Mundial das Associações de Agentes de Viagens (WTAAA) realiza a 08 de 09 de março em Lisboa. João Passos, presidente da APAVT, adiantou que pretende realizar um jantar informal que reúna a secretária regional de Turismo e “oito ou nove CEO” que representam “a nata do turismo europeu” para os sensibilizar para a oferta turística que se mantém intocada na região. Carlos Paneira, diretor comercial da TAP, adiantou que a companhia aérea nacional irá oferecer viagens gratuitas para crianças até 12 anos do continente para a Madeira entre 12 de Abril e 31 de Maio e promover campanhas específicas em mercados como Espanha, Reino Unido, Alemanha, Rússia e Itália. A companhia aérea não cancelou voos durante a crise, Carlos Paneira adiantou que durante o período da Festa da Flor eles serão reforçados.
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