Escrito no âmbito de um curso de formação para adultos, «Heróis à Moda do Porto» vendeu mais de 20 mil exemplares em dez dias, revelou a editora.
Para além disso, a publicação está “no top de vendas das principais cadeias livreiras nacionais”, refere a! editora Lugar da Palavra, em comunicado enviado à Lusa. O livro partiu de um exercício proposto numa oficina de escrita criativa de um curso de Animação Turística.
O professor sugeriu às 14 formandas que adulterassem “livremente contos tradicionais, recriando características típicas do Porto” e o resultado foram sete contos, que transformam «A Branca de Neve e os Sete Anões» em «A Geninha da Branca e os Sete Traficantes» e «O Capuchinho Vermelho» em «A Garina da Sé».
Daí surgiu a ideia de criar um glossário das expressões usadas, que acabou por se transformar num “levantamento e estudo sobre o linguajar do Porto”, reunindo 500 vocábulos com expressões tipicamente portuenses, como “vai no batalha” (é mentira) ou “está um grizo” (está frio).
Para além disso, a publicação está “no top de vendas das principais cadeias livreiras nacionais”, refere a! editora Lugar da Palavra, em comunicado enviado à Lusa. O livro partiu de um exercício proposto numa oficina de escrita criativa de um curso de Animação Turística.
O professor sugeriu às 14 formandas que adulterassem “livremente contos tradicionais, recriando características típicas do Porto” e o resultado foram sete contos, que transformam «A Branca de Neve e os Sete Anões» em «A Geninha da Branca e os Sete Traficantes» e «O Capuchinho Vermelho» em «A Garina da Sé».
Daí surgiu a ideia de criar um glossário das expressões usadas, que acabou por se transformar num “levantamento e estudo sobre o linguajar do Porto”, reunindo 500 vocábulos com expressões tipicamente portuenses, como “vai no batalha” (é mentira) ou “está um grizo” (está frio).
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