Porto e Marítimo seguiram hoje os seus percursos 100 por cento vitoriosos na Superliga e partilham a liderança da tabela à terceira jornada, depois de terem ganho à União de Leiria e à Académica, respectivamente. Numa ronda igualmente marcada pelos triunfos do Sporting na recepção ao Belenenses (1-0) e do Benfica na visita ao Nacional (3-0), "dragões" e madeirenses somaram nove pontos em três jogos e mantêm três de vantagem sobre os "leões" (3º) e Sporting de Braga (4º), vitorioso (2-1) sábado na recepção ao Estrela da Amadora.
Os campeões nacionais superaram a União de Leiria por 3-0, com golos de Tarik Sektioui (37 minutos), Lisandro López (49) – obtido depois de Bruno Alves cruzar a bola já fora do campo – e João Paulo (65).
Por seu turno, o Marítimo impôs-se por 2-0 à Académica, última classificada, graças aos tentos de Makukula (03 minutos) – melhor marcador da Liga com três golos, a par de Fajardo, do Vitória de Guimarães – e Bruno (70).
Depois de uma semana marcada pela recusa em adiar o jogo para segunda-feira, o FC Porto conseguiu um triunfo importante, diante de um rival moralizado pela qualificação para a primeira eliminatória da Taça UEFA, após afastar o Maccabi Netanya (1-0 na quinta-feira, em Israel, e 0-0 no primeiro jogo).
A equipa de Jesulado Ferreira soma três vitórias frente a adversários contra os quais tinha perdido na época passada e lidera a tabela com nove pontos, a par do Marítimo, comandado pelo brasileiro Sebastião Lazaroni, que continua a realizar um excelente início de época e não descola do topo.
Em Alvalade, o Sporting recebeu e venceu o Belenenses por 1-0 e superou a derrota da última ronda no Estádio do Dragão, graças a um golo solitário obtido aos 80 minutos por Liedson.
O "levezinho" foi a figura do jogo, ao marcar o tento da vitória e estar no lance que, aos 51 minutos, originou uma grande penalidade e a expulsão do guarda-redes do Belenenses Costinha, depois de o árbitro Carlos Xistra considerar que este derrubou o avançado na área, quando estava isolado.
Chamado à conversão, João Moutinho permitiu a defesa do recém-entrado Marco, que salvou nessa altura o Belenenses (a jogar com 10), mas aos 80 nada pôde fazer para desviar o cabeceamento certeiro de Liedson, após cruzamento milimétrico de Vukcevic.
Na Madeira, um má reposição de bola em jogo pelo guarda-redes do Nacional Diego Benaglio permitiu a Óscar Cardozo isolar-se e estrear-se a marcar em jogos oficiais com a camisola do Benfica.
O Benfica, que alcançou a primeira vitória na prova, após empatar com o Leixões (1-1) e o Vitória de Guimarães (0-0), chegou ao segundo golo num remate de Rui Costa à entrada da área, aos 69 minutos, e ao terceiro numa grande penalidade convertida pelo paraguaio, que "bisou" aos 77.
Depois dos empates na estreia (ainda com Fernando Santos no banco) e na segunda ronda (em casa, na estreia do treinador José António Camacho), o Benfica goleou e subiu ao quinto posto da tabela, com cinco pontos, menos quatro que FC Porto e Marítimo e menos um que Sporting e Sporting de Braga.
Além de começar a obter resultados, Camacho consegue também inverter o ciclo negativo que estava instalado na era Fernando Santos e fazer sentir o seu cunho pessoal, com o argentino Di Maria em pleno, os uruguaios Rodrigues e Pereira (que foi titular) integrados na equipa e os índices de aproveitamento a subir.
No outro jogo do dia, Naval 1º de Maio e Vitória de Setúbal empataram a zero, enquanto na sexta-feira Leixões e Vitória de Guimarães terminaram o encontro de abertura da ronda com igualdade a dois. Sábado, Paços de Ferreira e Boavista também não foram além de um empate 1-1.
3 ª JORNADA
P. Ferreira 1-1 Boavista
Marítimo 2-0 Académica
U. Leiria 0-3 F.C. Porto
Sporting 1-0 Belenenses
Sp. Braga 2-1 E. Amadora
Naval 0-0 V. Setúbal
Nacional 0-3 Benfica
Leixões 2-2 V. Guimarães
PRÓXIMA JORNADA – 4 ª JORNADA
Boavista – Leixões
Académica – P. Ferreira
F.C. Porto – Marítimo
Belenenses – U. Leiria
E. Amadora – Sporting
V. Setúbal – Sp. Braga
Benfica – Naval
V. Guimarães – Nacional
Deixe um comentário