Também no final de Julho, abriu ao trânsito a auto-estrada 7 (A7), que liga Guimarães a Vila Pouca de Aguiar e vem facilitar a ligação do Norte de Portugal ao centro da Europa.
Segundo referiu fonte do Grupo Aenor à Lusa, a abertura dos quatro quilómetros finais da A7 possibilita a ligação à A24 e contribui, “decisivamente, para a agilização e facilidade na ligação de Portugal ao centro da Europa”.
Este trajecto pode assim ser percorrido totalmente em auto-estrada até à fronteira de Vila Verde da Raia (Chaves) e é mais curto do que as alternativas existentes, acrescenta a fonte em comunicado.
Segundo a Aenor, o trajecto – que ficou acessível no dia 27 de Julho, com a abertura ao tráfego do último troço – liga desta forma os principais centros urbanos do Norte de Portugal, nomeadamente Porto e Braga, a Vila Pouca de Aguiar, através da A7.
A partir deste concelho e pela A24 (gratuita) faz-se a ligação a Espanha (para Norte) e a Vila Real (para Sul). No país vizinho, a A52 (gratuita) liga toda a área Norte, até à fronteira com França (Irún/Hendaye), explica a Aenor. Entre as “mais-valias” para quem opta pela A7 e A24 até à fronteira de Chaves, a empresa aponta a redução dos trajectos, a qualidade das vias recentemente inauguradas e o “esplêndido” enquadramento paisagístico.
O Grupo AENOR detém a concessão de mais de 600 quilómetros de auto-estradas, com 22 áreas de serviço, integrados em cinco concessões rodoviárias: Norte (A7 e A11), Costa de Prata (A29 e A44), Beiras Litoral e Alta (A25), Grande Porto (A41, A42, VRI e Grande Lisboa (A16, IC19, IC2, IC17, IC22 e Eixo Norte-Sul). Estas concessões ligam os principais centros urbanos do Norte e Centro de Portugal, contribuem para a melhoria das condições de circulação automóvel nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto e asseguram a ligação a Espanha, através das fronteiras de Chaves e Vilar Formoso, refere a empresa.
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