Manuel Guerreiro Ramirez, proprietário da conserveira Ramirez, com sede em Lavra, Matosinhos, faleceu esta terça-feira, dia 8 de março, aos 80 anos.
Será sempre recordado por todos no SISAB PORTUGAL – onde a Ramirez marca presença desde a 1ª edição – pelo seu profissionalismo, amabilidade e rigor que inspiraram todos que com ele privaram.
Neste momento de sentida tristeza, expressamos público reconhecimento e apresentamos sentidas condolências à família enlutada.
“É com profunda consternação que a administração da Ramirez & Cª (Filhos), SA partilha a triste notícia do falecimento do seu presidente, senhor Manuel Ramirez, após um agravamento do estado de saúde que motivou um internamento hospitalar no final de 2021.
Com afável sorriso e solicitude, o senhor Manuel Ramirez dedicou mais de 60 anos da sua vida ao setor das conservas de peixe e marcou sempre pelo rigor, capacidade de trabalho, inovação, profissionalismo e cordialidade, mas também pela verticalidade do seu compromisso ético.
Neste momento de dor, que nos desconcerta e nos faz refletir sobre o que é realmente importante na vida, a administração da Ramirez & Cª (Filhos), SA, está certa de que o seu exemplo permanecerá em todos nós, família, gestores e colaboradores, fornecedores, clientes e parceiros.” pode ler-se no comunicado da administração da Ramirez.
Proprietário da Ramirez & Cia (Filhos), a primeira conserveira a operar em Portugal, fundada em 1853 pelo bisavô Sebastian, Manuel Guerreiro Ramirez estava hospitalizado desde o final do ano passado.
Natural de Vila Real de Santo António, nasceu no dia 1 de setembro de 1941. Em 2015, o empresário inaugurou em Lavra, no concelho de Matosinhos, aquela que é apresentada como ‘a obra da sua vida”’ – a fábrica ‘Ramirez 1853’ – que foi a primeira unidade nova da empresa em mais de 70 anos e é apresentada como uma das fábricas mais ‘verdes’ e funcionais do mundo no setor agroalimentar.
O funeral está marcado para as 15:00 desta quarta-feira, na Igreja da Senhora da Boavista, no Foco, na cidade do Porto.