Taça de Portugal regressa esta terça com o Leça-Sporting

Data:

O Sporting defronta na terça-feira o Leça, o único ‘sobrevivente’ dos escalões não profissionais nos quartos de final da Taça de Portugal de futebol, enquanto no dia seguinte o FC Porto vai a Vizela, num confronto entre primodivisionários.

Com o Sporting de Braga, detentor do título, fora de prova, assim como o Benfica, recordista com 26 taças, FC Porto e Sporting aparecem nesta fase como os principais favoritos à conquista da Taça de Portugal, embora com a certeza de que só um poderá estar na final, já que, caso ambos passem os ‘quartos’, é certo que haverá clássico nas meias-finais.

Essa situação alimenta o sonho do Jamor a Rio Ave e Tondela, que se defrontam na quarta-feira, na Vila do Conde, e a Portimonense e Mafra, que medem forças na quinta-feira, no Algarve.

O primeiro a entrar em cena é o Sporting, num encontro com o Leça que ganhou ainda mais importância depois da surpreendente derrota com o Santa Clara (3-2) na I Liga, a primeira da temporada para a formação de Rúben Amorim em provas nacionais.

Ainda numa curta carreira, a Taça de Portugal é o único título nacional que foge ao técnico ‘leonino’, que deverá voltar a estar ausente devido a ter testado positivo à covid-19.

Além da revalidação do campeonato e de uma nova Taça da Liga, a conquista da 18.º Taça de Portugal da história do Sporting é um objetivo claro da temporada de Amorim, que quererá aproveitar o duelo com o Leça, do quarto escalão, para fazer esquecer o desaire dos Açores.

Por isso mesmo, no encontro que vai decorrer em Paços de Ferreira, no Estádio Capital do Móvel, devido à falta de condições do recinto do Leça, o Sporting deverá apresentar a sua principal equipa, no que pode ser uma boa oportunidade para Pedro Gonçalves regressar aos golos.

Goleador da I Liga da última temporada, o internacional português leva nove jogos sem marcar e passa por uma crise de confiança, bem notória no jogo com o Santa Clara.

Apesar de militar no Campeonato de Portugal, o quarto escalão, o Leça promete dar algum trabalho ao Sporting e prova disso é a eliminação de dois emblemas da I Liga (Gil Vicente e Arouca), além de um excelente registo no seu campeonato.

Liderado por Luís Pinto, de apenas 32 anos, o Leça lidera a Série C, tendo cedido apenas um empate e uma derrota em 11 jornadas.

Este será o primeiro confronto entre estes dois emblemas desde 1998, altura em que o Leça competia no primeiro escalão.

Enquanto o Sporting tem de ultrapassar a ‘depressão açoriana’, o FC Porto, que tal como os ‘leões’ tem 17 Taças de Portugal no seu historial, aparece nesta fase em verdadeira euforia, após alcançar a liderança isolada da I Liga e em ‘estilo’, depois de recuperar de uma desvantagem de 2-0 para bater fora o Estoril Praia por 3-2 e somar o 12.º triunfo seguido na prova.

Menos de um mês depois, a equipa de Sérgio Conceição vai regressar a um terreno do Vizela onde esta temporada já alcançou uma tranquila goleada por 4-0, situação que coloca ainda mais os ‘dragões’ como favoritos a seguir em frente.

O Vizela vem um desaire caseiro com o Moreirense (1-0) para o campeonato, mas a equipa de Álvaro Pacheco chega aos ‘quartos’ e a duelo com o FC Porto com a ‘medalha’ de ter eliminado o detentor do título, o Sporting de Braga, com um triunfo por 1-0 precisamente no seu terreno, nos oitavos de final.

Com atenções viradas para a final no Estádio Nacional está também o Portimonense, numa temporada que poderá ser histórica para os algarvios, depois de uma primeira metade da temporada muito interessante.

A equipa de Paulo Sérgio promete fechar a primeira volta da I Liga na luta pelo acesso às competições europeias e tem aspirações justificadas na Taça de Portugal, ainda mais sabendo que só poderá apanhar um ‘grande’ na final.

No jogo que fecha os quartos de final, o Portimonense recebe o Mafra, formação do meio da tabela da II Liga, mas que tem no ‘currículo’ a eliminação de um primodivisionário, o Moreirense.

Numa época em que tenta o regresso ao primeiro escalão (é quarto classificado na II Liga), o Rio Ave alimenta a esperança de chegar pela terceira vez ao Jamor (foi finalista vencido em 1983/84 e 2013/14) e na quarta-feira recebe o Tondela, equipa que está pela primeira vez na sua história nesta fase da Taça de Portugal, apesar de estar a luta pela manutenção na I Liga.

Quartos de final

Terça-feira, 11 janeiro:
Leça (CP) – Sporting (I), 20:45.

Quarta-feira, 12 janeiro:
Rio Ave (II) – Tondela (I), 18.45.
Vizela (I) – FC Porto (I), 20:45.

Quinta-feira, 13 janeiro:
Portimonense (I) – Mafra (II), 20:45

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.