A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), a primeira escola de engenharia do país, celebra esta sexta-feira 185 anos e vai dedicar o dia ao “reconhecimento público dos resultados científicos e pedagógicos”.
Numa nota publicada no portal de noticias da Universidade do Porto (U.Porto), o gabinete de comunicação da FEUP afirma que o programa da sessão comemorativa do aniversario terá como oradora convidada a Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, que volta à instituição onde se licenciou em economia.
Entre as várias entidades e personalidades que vão ser premiadas no “Dia da FEUP 2022”, destaca-se a atribuição do Premio Excelência Pedagógica a Francisco Xavier Malcata, professor catedrático do departamento de Engenharia Química.
Para “promover a igualdade de género e reconhecer o contributo das mulheres graduadas, a FEUP vai atribuir, pela primeira vez, o prémio Engenharia Distinta no Feminino, que se destina a “agraciar o percurso” de Maria Isolete Torres Matos, que se distinguiu na indústria do papel, tendo sido a primeira mulher a ocupar o cargo de diretora de produção de uma fábrica de papel na Europa.