O FC Porto venceu hoje em casa o Famalicão (3-1), na 19.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, consolidando a liderança do campeonato, agora com seis pontos de vantagem para o campeão Sporting.
Depois da derrota dos ‘leões’ na receção ao quarto classificado Sporting de Braga (1-2), os ‘dragões’ não desperdiçaram a oportunidade e aumentarem a vantagem na frente.
O internacional luso Otávio abriu a contagem, aos 25 minutos, e depois assistiu o colombiano Luis Díaz, que fez o seu 14.º golo no campeonato, aos 37, antes de o iraniano Taremi sofrer, e depois converter, um penálti, aos 78.
O colombiano Uribe ainda foi expulso, aos 85 minutos, e o brasileiro Riccieli ainda reduziu, aos 90+1, mas a 14.ª vitória seguida na I Liga não esteve em questão, e os ‘azuis e brancos’ somam agora 53 pontos, contra 47 dos ‘verdes e brancos’, segundos. O Benfica é terceiro, com 44.
Os famalicenses, por seu lado, interromperam uma série de quatro jogos sem perder e seguem ‘aflitos’ em 16.º, com 16 pontos, numa partida em que tiveram apenas quatro suplentes no banco.
Antes, em Barcelos, o Gil Vicente consolidou o quinto lugar, graças a um golo de Pedrinho, aos 74 minutos. Os gilistas não perdem há quatro jogos e nos últimos 10 jogos só têm uma derrota.
Os algarvios, em sentido contrário, seguem em ‘queda livre’ na tabela, e hoje tiveram a missão dificultada ao jogarem com menos um desde os 25 minutos, após a expulsão de Lucas Fernandes.
Na tabela, a equipa de Ricardo Soares soma 30 pontos no quinto lugar, enquanto o conjunto orientado por Paulo Sérgio tem menos cinco, no oitavo, tendo sido ultrapassado pelo Vitória de Guimarães.
Os vimaranenses venceram na receção ao Estoril Praia e também ultrapassaram a equipa da Linha, que até esteve a vencer graças a um tento de André Franco, aos 29 minutos.
Um grande golo de Rochinha, de fora da área, aos 61 minutos, restabeleceu a igualdade, antes de o avançado colombiano Óscar Estupiñán ‘bisar’, aos 69 e 90+3, pondo fim a quatro jogos sem vencer dos minhotos.
Se a equipa de Pepa chegou aos 27 pontos, no sexto posto, os estorilistas perdem há três partidas, e só conseguiram ganhar um dos últimos nove, e são agora sétimos, com 25.
Num jogo com duas expulsões, uma para cada lado, o Marítimo e o lanterna-vermelha Belenenses SAD contentaram-se com um ponto, ao empatarem a uma bola, numa partida em que o camaronês Joel Tagueu ‘desfalcou’ os madeirenses, aos 44, e o holandês Jordan van der Gaag os ‘azuis’, aos 67.
O brasileiro Safira abriu o marcador da marca de grande penalidade, aos 13 minutos, e Matheus Costa empatou a partida no Funchal, aos 45+5, com a segunda parte a não render golos.
Os insulares continuam em bom momento, ainda que não tenham conseguido uma quarta vitória seguida, e são nonos, com 24 pontos. O Belenenses SAD é último, com 12, quatro abaixo da ‘linha de água’.
Segue-se a ‘final four’ da Taça da Liga, com Benfica-Boavista e Sporting-Santa Clara, antes da 20.ª ronda, que arranca no próximo domingo, já depois de Estoril Praia e Arouca acertarem calendário, numa partida em atraso da 18.ª jornada, na quinta-feira.