Destruídos cerca de 800 ninhos de vespa asiática em Fafe em 2021

Data:

Cerca de 800 ninhos de vespa veutina (asiática) foram eliminados em 2021 no concelho de Fafe, no distrito de Braga, número superior ao de anos anteriores, informou a câmara municipal.

A autarquia informa que foram sinalizados 1.174 ninhos, 269 dos quais foram destruídos por queima e 528 inoculados com inseticida.

A partir de agosto de 2021, foi adotada uma nova metodologia de intervenção nos ninhos, que passou a realizar-se através da aplicação de inseticida, abdicando-se do processo de queima.

“Foi possível aumentar a capacidade, rapidez e eficácia das intervenções e corresponder ao volume de comunicações de ninhos”, lê-se na informação do município.

Até ao final de janeiro, acrescenta-se, a plataforma de comunicação de ninhos de vespa asiática está temporariamente encerrada, mas as equipas de intervenção mantêm-se operacionais, “para casos de resolução urgente”.

 Os primeiros indícios da presença da espécie em Portugal surgiram em 2011, mas a situação só se agravou a partir do final do ano seguinte.

A vespa velutina é uma espécie asiática com uma área de distribuição natural pelas regiões tropicais e subtropicais do Norte da Índia ao leste da China, Indochina e ao arquipélago da Indonésia.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.