Impresa vai apresentar queixa-crime contra autores de ataque informático

Data:

O grupo Impresa, alvo de um ataque informático às suas páginas na Internet do jornal Expresso e da estação televisiva SIC, anunciou que vai apresentar uma queixa-crime contra os autores.

“O grupo Impresa tem trabalhado com as autoridades competentes, nomeadamente com a Polícia Judiciária e com o Centro Nacional de Cibersegurança, e apresentará uma queixa-crime”, lê-se num comunicado enviado à agência Lusa.

A Impresa classifica o sucedido como um “atentado nunca visto à liberdade de imprensa em Portugal na era digital”, e afirma que as páginas do Expresso e da SIC, “bem como algumas das suas redes sociais, foram esta manhã alvo de um ataque informático”.

“Os jornalistas dos dois meios da Impresa continuam a noticiar o que de mais relevante acontece no país e no mundo através das páginas que permanecem ativas do Expresso (#liberdadeparainformar) e da SIC, no Facebook, no Linkedin e no Instagram”, assinala ainda a empresa.

Este domingo de manhã, a Impresa confirmou que as páginas eletrónicas do Expresso e da SIC, bem como algumas das suas páginas nas redes sociais, estavam temporariamente indisponíveis, aparentemente devido a um ataque informático, e que estavam a ser desencadeadas “ações no sentido de resolver a situação”.

Segundo a CNN Portugal, “os ‘sites’ do jornal português Expresso e da SIC e SIC Notícias foram atacados por um grupo de ‘hackers’, conhecido como o Lapsus Group, na madrugada deste domingo”, sendo exigido “o pagamento de um resgate para a desbloquear o acesso”.

De acordo com a estação, “o ‘site’ da revista Blitz também foi afetado pelo ataque ‘ransomware’”.

“Os dados serão vazados caso o valor necessário não for pago. Estamos com acesso nos painéis de ‘cloud’ (AWS) entre outros tipos de dispositivos. O contacto para o resgate está abaixo”, podia ler-se na mensagem disposta pelo grupo no endereço do semanário.

Os valores exigidos pelo grupo não foram detalhados.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.