Principais acontecimentos registados no dia 5 de janeiro:
1769 – É patenteado o primeiro motor a vapor da Watt.
1875 – É inaugurada a Ópera de Paris, do arquiteto Charles Garnier.
1876 – Começa a construção da ponte ferroviária de D. Maria Pia, entre Porto e Vila Nova de Gaia.
1896 – O jornal austríaco Wiener Presse noticia a descoberta dos Raios X pelo físico alemão Willhelm Roentgen.
1891 – I Congresso do Partido Republicano Português.
1914 – Henry Ford, presidente da Ford Company, institui o primeiro ordenado mínimo nos EUA, no valor de 05 dólares por dia.
1919 – Constitui-se o Partido Nacional-socialistas Nazi da Alemanha.
1920 – Nasce o dramaturgo alemão Friedrich Duerrenmatt, autor de “Justiça”.
1935 – A Académica sagra-se vencedora do campeonato de Coimbra, uma competição que dá acesso à fase final do campeonato, onde estão as oito melhores equipas nacionais. Depois da vitória a uma bola no primeiro jogo, a Briosa empatou 1-1 (golo de Correia) com o União. Este é o primeiro jogo a ter transmissão radiofónica em Portugal, através de um posto amador. O autor do relato é António Madeira Machado, estudante de Direito.
1964 – Primeiro encontro entre líderes católicos e ortodoxos em cinco séculos. Paulo VI e o patriarca Benedito de Jerusalém encontram-se no Monte das Oliveiras.
1966 – É criada a Organização de Solidariedade para com os Povos da Ásia, África e América Latina.
1969 – A URSS lança a primeira sonda com destino a Vénus.
1977 – A imprensa francesa publica a Carta 77, documento da dissidência checa, na qual se destaca Vaclav Havel.
1984 – São definidas as regras para a abertura da banca à iniciativa privada em Portugal.
1990 – O Governo panamiano retira as honras, postos e cargos ao antigo presidente, general Noriega.
1993 – A guerra regressa a Angola, com a recusa dos resultados eleitorais por Jonas Savimbi, líder da UNITA.
2005 – O antigo ditador chileno Augusto Pinochet é colocado em prisão domiciliária.
2007 – Entra em vigor o novo regulamento sobre transportes de animais na União Europeia.
– Morre, com 95 anos, João Bacharel, militante do PCP, último sobrevivente da revolta armada de operários de 18 de janeiro de 1934, na Marinha Grande.
2008 – O alargamento do livro de reclamações a todos os fornecedores de bens ou prestadores de serviços, de caráter fixo, entra em vigor, adicionando novas áreas, como os notários privados, à lista dos estabelecimentos com livro de reclamações.
– O presidente georgiano Mikhail Saakachvili é reeleito com 53,47% dos sufrágios na primeira volta das presidenciais georgianas, consideradas fraudulentas pela oposição pró-russa, que exige uma segunda volta.
– Morre, aos 82 anos, o escritor e crítico literário Luiz Pacheco.
2011 – O italiano Gianluigi Buffon, da Juventus, é anunciado pela Federação Internacional da História e Estatísticas do Futebol como o melhor guarda-redes da primeira década do século XXI.
– A Estação de Monitorização de Ensaios Nucleares instalada em Ponta Delgada, Açores, é certificada pelo International Monitoring System Division, do Provisional Technical Secretarial, sedeado em Viena. Esta estação integra a rede internacional da Comissão Preparatória da Organização do Tratado de Proibição Total de Ensaios Nucleares.
– Morre, com 74 anos, o pintor moçambicano Malangatana.
2012 – Morre Pedro Osório, maestro e compositor, no Hospital de São Francisco Xavier. Tinha 72 anos.
– Morre, aos 91 anos, Isaac Díaz Pardo, intelectual galego.
2014 – Morre, aos 71 anos, o antigo futebolista Eusébio. O Governo decreta três dias de luto nacional.
– Morre Nelson Ned, cantor brasileiro intérprete de êxitos como “Tudo Passará”. Tinha 66 anos.
2015 – A equipa universitária portuguesa Seed ganha a competição da Mars One e o direito a enviar para Marte, em 2018, os primeiros seres vivos, neste caso sementes de plantas.
2016 – O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anuncia medidas executivas para controlar a venda de armas ao público, considerando-as urgentes para evitar as cerca de 30.000 mortes anuais provocadas por incidentes com armas de fogo.
– Morre Pierre Boulez, compositor e maestro francês. Tinha 90 anos.
2017 – O Banco BPI concretiza a venda de 2% do Banco de Fomento de Angola (BFA) à Unitel, passando a operadora angolana a controlar a instituição.
2018 – O primeiro-ministro, António Costa, assina um despacho para o pagamento das primeiras indemnizações aos familiares, herdeiros e demais titulares do direito de indemnização por morte das vítimas dos incêndios de junho e outubro de 2017.
A China anuncia um aumento das restrições no comércio com a Coreia do Norte, incluindo um limite no fornecimento de petróleo e proibição de importações de ferro e outras matérias-primas.
– Morre, aos 95 anos, Fernando Macedo Cabral, coronel e último dos comandantes de batalhão do general António Spínola na guerra da Guiné.
2019 – A Assembleia Nacional da Venezuela (onde a oposição detém a maioria) elege Juan Guaidó (35 anos, dirigente do partido Vontade Popular) como presidente deste órgão.
2020 – Os deputados parlamentares chavistas elegem Luis Parra como presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, perante o protesto do anterior líder, Juan Guaidó, impedido de entrar, durante horas, pela polícia.
– Morre, aos 84 anos, Hans Tilkowski, antigo guarda-redes internacional alemão.
2021 – Morre, aos 83 anos, João Cutileiro, escultor.