Número de casos em navio cruzeiro sobe para 64 e passageiros serão retirados

Data:

O número de pessoas infetadas com covid-19 no navio cruzeiro atracado no porto de Lisboa desde há quatro dias aumentou para 64, adiantou o capitão do Porto de Lisboa, que indicou que o caso não está descontrolado.

Em declarações à agência Lusa, o capitão do Porto de Lisboa e comandante local da Polícia Marítima de Lisboa, Diogo Vieira Branco, explicou que foram detetados mais 12 casos positivos de covid-19, entre oito tripulantes e quatro passageiros, que se somam aos 52 casos sinalizados nos últimos dias e que levaram o navio a ficar atracado na capital portuguesa.

De acordo com Diogo Vieira Branco, o facto de o navio cruzeiro, de bandeira italiana, já não sair hoje, como estava programado, não significa que a situação esteja descontrolada: “Porque não está.”

Vieira Branco adiantou que estas 12 pessoas estão isoladas e a cumprir quarentena dentro do navio, e revelou que a companhia responsável pelo cruzeiro decidiu dá-lo por terminado e levar a cabo uma operação de ligação aérea para todos os passageiros.

Esta operação será realizada durante o dia de segunda-feira, com todos os passageiros a serem retirados do navio e levados para o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

Segundo o capitão do porto, ainda não há uma data definida para a saída do navio.

Entretanto, e até à operação de ligação aérea, os passageiros que queiram sair do navio podem fazê-lo, desde que apresentem um teste à covid-19 negativo.

As 52 pessoas infetadas e que tinham sido anteriormente retiradas do navio para unidades hoteleiras da cidade de Lisboa irão permanecer nesses hotéis até ao fim do período de quarentena.

O navio cruzeiro “AIDA Nova” chegou a Lisboa no dia 29 de dezembro de 2021, com 4.197 pessoas a bordo, entre 1.353 tripulantes e 2.844 passageiros, de várias nacionalidades, maioritariamente alemã.

Logo nesse dia foram detetados 14 casos positivos à covid-19, número que aumentou para 52 no dia seguinte, em 30 de dezembro, tendo essas pessoas sido retiradas do navio para hotéis de Lisboa, todas vacinadas e assintomáticas ou com sintomas ligeiros da doença.

No dia 31 de dezembro, as autoridades de saúde deram autorização para a saída do navio, mas o armador optou por permanecer até ao dia 02 de janeiro, dia em que iria para Lanzarote, em Espanha.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.