Vila do Conde com centro de testagem gratuito para a população

Data:

A Câmara de Vila do Conde, do distrito do Porto, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia local, vai colocar em funcionamento, a partir desta quarta-feira, um centro de testagem à covid-19, com utilização gratuita para a população.

A estrutura, que será instalada na Rua Rainha Dona Leonor, no centro da cidade, disponibilizará testes rápidos de antigénio gratuitos, até seis por pessoa por mês, destinado aos munícipes vila-condenses.

“O teste rápido de antigénio é realizado mediante a apresentação de comprovativo de residência no concelho da Vila do Conde, por método de colheita de zaragatoa nasofaríngea e com indicação do resultado em apenas 15 minutos”, pode ler-se numa nota informativa da Câmara de Vila do Conde.

Este centro de testagem vai funcionar a partir desta quarta-feira [29 de dezembro], em sistema de casa aberta (sem marcação), diariamente das 10:00 às 20:00, com exceção do dia 1 de janeiro.

A autarquia vila-condense diz estar “atenta à evolução da pandemia, à situação de saúde pública no concelho e à economia local”, e considera que com este protocolo estabelecido com a Santa Casa da Misericórdia “foram criadas as condições necessárias para a operacionalização deste Centro que vem reforçar a capacidade de testagem à COVID-19, no concelho de Vila do Conde”.

A covid-19 provocou mais de 5,40 milhões de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.909 pessoas e foram contabilizados 1.303.291 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.

Uma nova variante, a Ómicron, considerada preocupante pela Organização Mundial da Saúde (OMS), foi detetada na África Austral, mas desde que as autoridades sanitárias sul-africanas deram o alerta, a 24 de novembro, foram notificadas infeções em pelo menos 110 países, sendo dominante em Portugal.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.