Um embate entre Sporting e FC Porto nas meias-finais da Taça de Portugal, a duas mãos, é um cenário provável que saiu do sorteio de hoje, mas antes ambos terão de ultrapassar Leça e Vizela, respetivamente.
O sorteio, realizado na Cidade do Futebol, em Lisboa, determinou que o campeão nacional vá jogar a casa do Leça nos quartos de final, enquanto o FC Porto terá de se deslocar a Vizela para defrontar a equipa local, na única partida em que se defrontam duas equipas da I Liga.
Nos outros dois jogos desta eliminatória, o primodivisionário Portimonense recebe o Mafra, da II Liga, enquanto o Rio Ave, do mesmo escalão, defrontará em casa o Tondela, da I Liga.
Desta forma, a hipótese de uma final entre os dois ‘grandes’ está descartada, uma vez que, caso sigam em frente, se encontram nas meias-finais, e é também forte a possibilidade de ocorrer uma final inédita, visto que, das oito equipas ainda em prova, apenas Sporting, FC Porto, que já a venceram por 17 vezes, e Rio Ave alcançaram a final.
A equipa recordista da prova é o Benfica, com 26 títulos, já eliminado, seguido pelos seus dois rivais, que somam 17, do Boavista, com cinco, do Vitória de Setúbal, do Belenenses e do Sporting de Braga, todos com três, da Académica, com dois, e do Vitória de Guimarães, do Leixões, do Estrela da Amadora e do Desportivo das Aves, todos com um.
A equipa de Vila do Conde qualificou-se para a final da Taça de Portugal em duas ocasiões: na época 1983/84, em que foi derrotada pelo FC Porto por 4-1, e na época 2013/14, na qual perdeu com o Benfica 1-0.
Entretanto, a única equipa do Campeonato de Portugal, o Leça, já tinha feito história nesta edição da Taça de Portugal ao tornar-se a primeira equipa do quarto escalão a chegar os quartos de final no século XXI, repetindo, 22 anos depois, o feito dos Dragões Sandinenses.
A equipa de Leça da Palmeira começou a tornar-se uma das sensações da prova na terceira ronda, ao receber e afastar o Arouca, da I Liga, no desempate por penáltis (2-1), após 1-1 nos 120 minutos, e reforçou esse estatuto de ‘tomba gigantes’ na quarta eliminatória, desta vez com um triunfo caseiro sobre o também primodivisionário Gil Vicente, por 1-0.
A qualificação para os quartos de final foi obtida em casa à custa do Paredes, novamente através dos pontapés de penálti, depois do 1-1 que se registava no final do prolongamento.
Portimonense-Mafra, Vizela-FC Porto, Rio Ave-Tondela e Leça-Sporting são assim os quatro jogos dos quartos de final da Taça de Portugal, estando também já definidos os emparelhamentos até à final, com o provável ‘duelo’ entre Sporting e FC Porto nas meias-finais, caso as duas equipas vençam os respetivos encontros dos ‘quartos’, que se disputam entre 11 e 13 de janeiro, enquanto nos jogos das ‘meias’ a primeira mão realiza-se entre 01 e 03 de março e a segunda entre 19 e 21 de abril.