França e Portugal promovem mais de 200 projetos culturais em 2022

Data:

A Temporada Cruzada entre França e Portugal vai levar a terras gaulesas Joana Vasconcelos, exposições no Louvre, Tours e Marselha, assim como associações entre festivais franceses e portugueses.

A agenda desta temporada cruzada que se vai realizar entre fevereiro e outubro de 2022 começou a ser divulgada, sendo já pública a sessão de abertura em Paris, a 12 de fevereiro, com a pianista Maria João Pires e a Orquestra da Fundação Gulbenkian, na Filarmónica de Paris, seguido por um outro concerto logo no dia 13 de fevereiro consagrado às vozes lusófonas.

No dia 14 de fevereiro, França e Portugal fazem “uma declaração de amor” mútua, segundo comunicado de imprensa em francês enviado às redações, com um passeio português na capital francesa entre o edifício da Câmara Municipal de Paris e o Museu do Louvre.

Esta temporada estende-se depois a diversas latitudes em França, com Joana Vasconcelos a ter “carta branca” na capela do Castelo de Vincennes, a exposição “Idade de Ouro do Renascimento Português”, no Louvre, a exposição “All I Want: Mulheres portuguesas do século XX ao século XXI”, em Tours, e uma retrospetiva de Maria Helena Vieira da Silva em Marselha.

Esta troca cultural vai ter dois momentos altos de reflexão, com o Fórum dos Oceanos, um evento organizado entre o Museu de História Nacional de Paris e a Fundação do Mar, reunindo investigadores franceses, portugueses e europeus, e ainda o Fórum da Igualdade de Género, que se vai realizar em Angers.

Em Lisboa, Portugal e França vão celebrar em conjunto o 50.º aniversário das “Novas cartas portuguesas”.

O Theatre de la Ville, dirigido pelo lusodescendente Emmanuel Demarcy-Mota, que é também presidente desta temporada, vai acolher vários espetáculos franco-portugueses.

No Carreau du Temple, em Paris, haverá um festival gastronómico dedicado a Portugal e o Jeu de Paume, museu de referência de cinema e fotografia, dará “carta branca” ao cineasta Pedro Costa.

Em Marselha, o Festival de Cinema Internacional vai associar-se à produtora portuguesa O Som e a Fúria, enquanto o Festival Internacional de Rochelle vai associar-se ao Festival Iminente.

Em Clermond-Ferrand, o festival Europavox vai consagrar a sua edição de 2022 a Portugal, assim como Festival We Love Green. Também o Festival Músicas do Mundo, em Sines, se vai associar à temporada.

Outra associação a destacar na programação é a do Lyon BD com o Amadora BD, selando assim uma cooperação ao nível da banda desenhada entre os dois países.

O programa vai ainda incluir encontros e debates em temáticas como clima, energias renováveis, economia azul, transportes, mobilidade, cidades inteligentes, indústrias culturais e criativas e saúde.

O anúncio da programação completa deste evento cultural será feito a 18 de janeiro numa conferência de imprensa em Paris.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.