Exportações de têxteis e vestuário aumentam 1,5% até outubro face a 2019

Data:

As exportações portuguesas de têxteis e vestuário acumulam até outubro um crescimento de 15,2% face ao mesmo período de 2020 e de 1,5% face a 2019, somando 4.477 milhões de euros, informou a associação setorial.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) tratados pela Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), considerando apenas o mês de outubro, Portugal exportou 500 milhões de euros de têxteis e vestuário, o que representa um crescimento de 2,5% relativamente ao mesmo mês de 2019, ano pré-pandemia.

No acumulado de janeiro a outubro, os produtos que registaram maior crescimento nas exportações face a 2019 foram as roupas de cama, mesa, toucador ou cozinha, com um acréscimo de quase 95 milhões de euros (+23%).

Seguiram-se as camisolas, pulôveres, ‘cardigans’ e artigos semelhantes de malha, com um acréscimo de 81 milhões de euros (+23%), e os fatos, casacos, calças e calções de malha de uso masculino, com um acréscimo de 32 milhões de euros (+46%).

Inversamente, o vestuário exterior (fatos, conjuntos, casacos, calças, saias, vestidos, entre outros), em tecido, quer de uso feminino, quer de uso masculino, foram os artigos que registaram maiores quedas face a 2019, mostrando, segundo a ATP, “algumas dificuldades em recuperar as exportações para os níveis pré-pandemia”.

O vestuário em tecido exportou, neste período, menos 182 milhões de euros face a 2019 (-22%).

Em termos de destinos, França foi o “mais dinâmico”, com um acréscimo de quase 83 milhões de euros (+15%), seguida dos EUA (mais 75 milhões de euros, equivalente a +26%) e de Itália (aumento de 39 milhões de euros, ou seja, +15%).

“Em rota decrescente” continuam as exportações de têxteis e vestuário para Espanha, que somaram 1.146 milhões de euros até outubro, recuando 224 milhões de euros (-16%) face ao mesmo período de 2019.

No que se refere às importações de têxteis e vestuário, diminuíram 9,2% até outubro, face a 2019, ascendendo a 3.362 milhões de euros (-9,2% face a 2019).

Nos primeiros nove meses do ano, a balança comercial dos têxteis e vestuário registou, assim, um saldo de 1.114 milhões de euros, com uma taxa de cobertura de 133%.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.