LactAçores investe 1,6 ME em requalificação de armazém logístico em Vila Franca de Xira

Data:

A LactAçores inaugurou hoje a requalificação do armazém logístico e distribuição em Vila Franca de Xira, um investimento de 1,6 milhões de euros, que aumentará a armazenagem em cerca de 40% dos produtos lácteos refrigerados.

Pedro Tavares, presidente da LactAçores, União de Cooperativas Produtoras de Laticínios dos Açores, considerou o investimento “importante para a empresa, para o setor e para os Açores”, projetando-os “para a competitividade, a modernização, inovação e sustentabilidade”.

Em comunicado, refere-se ainda que a LactAçores tem atualmente a estrutura operacional assente em quatro plataformas localizadas em São Miguel, São Jorge, Faial, no arquipélago dos Açores, e em Vila Franca de Xira, onde adquiriu o primeiro armazém em 2004 com apenas 2.300 metros quadrados.

“Desde então, o volume de faturação passou 29 para 83 milhões de euros em 2020, e a comercialização de 25 para 73 milhões de litros de leite, de 6.500 toneladas de queijos e manteigas para as atuais 11.500 toneladas”, adianta a LactAçores, numa nota enviada às redações

A LactAçores é uma União de Cooperativas produtoras de lacticínios e integra a Unileite (S. Miguel), Uniqueijo (S. Jorge), Calf (Faial).

Representa quase duas dezenas de marcas de renome nacional e marca presença em 20 países distintos.

Conta atualmente com cerca de 900 produtores, emprega 600 trabalhadores e recolhe e transforma através das suas associadas, cerca de 40% do leite dos Açores.

Na sessão de inauguração, que contou também com o presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, o responsável da LactAçores salientou o papel “imprescindível” da união de cooperativas “nos momentos de maiores dificuldades das suas associadas e do trabalho desempenhado na convergência dos resultados”.

Destacando as características dos produtos regionais, reconhecidos pela natureza, pelo bem-estar animal, o presidente da LactAçores apelou ao reconhecimento e valorização dos laticínios açorianos perante a distribuição, “cuja posição se quer mais equitativa na cadeia de valor e na distribuição do rendimento”.

Pedro Tavares considerou que, “se essa valorização não se efetuar de forma célere e com eficácia por parte da distribuição perante o consumidor”, se corre “o risco de perder, a curto prazo e de forma irremediável, produtores, postos de trabalhos e empresas”.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.