Fotografias António Vale
O Benfica cumpriu na Luz e segue para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol ao vencer o Dinamo Kiev (2-0), capitalizando o triunfo do Bayern Munique sobre o FC Barcelona.
Os ‘encarnados’ venceram graças aos golos de Yaremchuk (16 minutos) e Gilberto (22), mas para se juntarem ao Sporting na próxima fase da competição também devem ‘agradecer’ aos bávaros, líderes imparáveis do Grupo E com seis vitórias em seis jogos, que não facilitaram e bateram os catalães por 3-0, em Munique.
Com estes resultados na última e decisiva jornada, o Benfica qualifica-se em 2º lugar, com oito pontos, mais um do que o ‘Barça (sete), que termina em terceiro e fica fora da próxima ronda da prova ‘milionária’ pela primeira vez desde 2003, sendo relegado para os ‘play-offs’ de acesso aos ‘oitavos’ da Liga Europa. Já o Dinamo Kiev ficou na última posição, com apenas um ponto, alcançado precisamente frente às ‘águias’, na primeira jornada.
Benfica – Dínamo de Kiev, 2-0
Marcadores:
1-0, Yaremchuk, 16 minutos
2-0, Gilberto, 22
Benfica: Vlachodimos, André Almeida, Otamendi, Vertonghen, Gilberto (Lázaro, 73), Weigl, João Mário (Taarabt, 73), Grimaldo, Rafa (Paulo Bernardo, 82), Pizzi (Everton, 59) e Yaremchuk (Darwin, 82).
(Suplentes: Helton, Everton, Darwin, Meite, Seferovic, Diogo Gonçalves, Lázaro, Taarabt, Paulo Bernardo, Gonçalo Ramos, Morato e Ferro).
Treinador: Jorge Jesus.
Dínamo de Kiev: Bushchan, Tymchyk, Zabarnyi, Syrota, Mykolenko, Sydorchuk (Andriyevskiy, 86), Shaparenko, Buyalskiy, Tsygankov (Karavaev, 79), Verbic (Carlos De Peña, 64) e Garmash (Eric Ramírez, 80).
(Suplentes: Boyko, Shepeliev, Eric Ramírez, Shabanov, Carlos De Peña, Lednev, Andriyevskiy, Karavaev, Vitinho, Kulach, Skhurin e Antiukh).
Treinador: Mircea Lucesco.
Árbitro: Deniz Aytekin (Alemanha).
Cartão amarelo para Gilberto (24), Zabarnyi (29), Verbic (36) e Tsygankov (44).
Assistência: cerca de 45 mil espetadores.