O Presidente da República portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, acendeu as velas de Chanuká com o Embaixador de Israel, Dor Shapira, como forma de saudar a comunidade judaica portuguesa, hoje com cerca de 5000 membros, e também os muitos cidadãos portugueses que residem em território de Israel.
https://mobile.twitter.com/hashtag/Feliz_Hannuk%C3%A1?src=hashtag_click
Num vídeo publicado pela Embaixada de Israel em Portugal, pode ver-se Marcelo Rebelo de Sousa a acender as velas de Chanuká com a Embaixada de Israel e enviar os cumprimentos à Comunidade Judaica. A ação do Presidente da República vem na esteira de ações similares que anualmente acontecem nos Estados Unidos, em Inglaterra, França e outros países, em que os líderes das nações celebram com as comunidades judaicas locais aquela festa judaica conhecida como o “Festival das luzes”.
Esta ação do Presidente da República português foi saudada em Washington. A B’nai B’rith International, a mais antiga organização judaica do mundo, agradeceu a atitude e lembrou que o antigo Presidente da República Jorge Sampaio, recentemente falecido, também costumava reunir a comunidade judaica para acender as velas de Chanuká.
A festa de Chanuká termina na tarde de segunda-feira, 6 de dezembro e tem um grande significado na religião judaica, simbolizando a união e a identidade, mas também a esperança e a perseverança.