O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, mostrou hoje preocupação com o aumento de casos de infeção com o coronavírus na sociedade e, concretamente, nas equipas de futebol, considerando que “todos os cuidados são poucos” para evitar contágios.
“Ainda hoje tivemos essa conversa com o departamento médico. Temos de viver com isto, mas se não formos responsáveis, podemos, de um momento para o outro, ficar sem jogadores e sem elementos importantes. É preciso máxima responsabilidade, com a perceção que todos os cuidados são poucos”, analisou o treinador dos ‘dragões’.
Sérgio Conceição foi, de novo, confrontado com o polémico jogo entre Belenenses SAD e Benfica, da 12.ª jornada da I Liga, suspenso aos 48 minutos, depois de os ‘azuis’ – atingidos por um surto do coronavírus – terem ficado sem o número mínimo de futebolistas legalmente exigido, numa altura em que o Benfica vencia por 7-0.
Sérgio Conceição voltou a não comentar o sucedido, dizendo apenas que “as regras são ditadas e colocadas em prática por gente que está capacitada para isso e não pelo treinador do FC Porto”.
Estes temas foram abordados pelo técnico dos ‘dragões’ à margem da antevisão da partida de sexta-feira, frente ao Portimonense, da 13.º jornada da I Liga, para a qual Sérgio Conceição garantiu uma equipa “precavida para um jogo historicamente difícil”.
“Portimonense habituou-nos a ter grupos com qualidade acima da média. Tem jogadores fisicamente fortes, organiza-se bem, e é incisivo nos ataques rápidos. Pode não ser das equipas que cria mais situações de golo, mas é muito eficaz e tem, depois dos grandes, a melhor defesa. Estamos precavidos para um jogo difícil. Cabe-nos continuar a criar muitas situações no último terço e sermos mais eficazes”, analisou o técnico.
Na formação algarvia está agora o avançado japonês Nakajima, que, depois de não se ter conseguido afirmar no FC Porto, segue por empréstimo no Portimonense, e com uma prestação que tem sido seguida por Sérgio Conceição.
“A sua evolução tem sido de bom nível, mas dentro do contexto do Portimonense e não do FC Porto”, partilhou o treinador dos ‘azuis e brancos’.
No duelo da época passada entre os dois emblemas, Sérgio Conceição e Paulo Sérgio, treinador do Portimonense, desentenderam-se no decorrer do jogo e acabaram ambos expulsos, num episódio que o técnico do FC Porto não esquece, mas diz “já ter passado”.
“Somos homens do futebol, e o que tenho de analisar é o trabalho do Paulo enquanto treinador e a excelente fase que está a atravessar. É dos treinadores com quem eu mais simpatizo, mas isto não é o ‘levantar da bandeira branca’. Foi um episódio que passou. Se guardo alguma mágoa? Não foi bonito, mas já falei sobre isso, acontece com grandíssimos treinadores, até campeões da Europa, durante o calor do jogo”, desabafou Sérgio Conceição.
Para este desafio no Algarve, os ‘dragões’ ainda não podem contar com o defesa central Marcano, que está lesionado, sendo que Pepe, também a recuperar de mazela física, não deve, igualmente, entrar nas opções.
Entretanto, nos testes realizados ao coronavírus, responsável pela pandemia de covid-19, ao plantel dos ‘azuis e brancos’, esta quinta-feira, não foram detetados casos positivos.
O FC Porto, que partilha a liderança do campeonato com o Sporting, ambos com 32 pontos, desloca-se esta sexta-feira ao terreno do Portimonense, sexto, com 20, numa partida agendada para as 19:00, que terá arbitragem de Manuel Oliveira, da Associação de Futebol do Porto.