Jorge Lacão despede-se do parlamento ao fim de 38 anos com “indisfarçável sentimento de orgulho”

Data:

O deputado socialista Jorge Lacão despediu-se esta sexta-feira do parlamento, ao fim de 38 anos, com um “indisfarçável sentimento de orgulho”, sendo aplaudido de pé pelas bancadas do PS, PSD e CDS-PP.

A maioria dos deputados das bancadas do PCP, BE e PEV aplaudiram Jorge Lacão sentados.

Naquele que deverá ser o último plenário da XIV legislatura, houve um momento reservado a intervenções dos deputados que já sabem que não irão regressar após as eleições legislativas antecipadas de 30 de janeiro.

“Foi há 38 anos, em 1983, que pela primeira vez entrei neste hemiciclo trazendo comigo a condição da juventude e todos os sonhos do mundo”, afirmou o antigo líder parlamentar socialista.

Jorge Lacão salientou a “honra de ter podido servir o país” e manifestou “um indisfarçável sentimento de orgulho” na hora de despedida.

“Parto, 38 anos depois, com a mesma crença nos ideais de liberdade, justiça e serviço ao bem comum”, salientou.

O antigo ministro dos Assuntos Parlamentares disse ainda ter aprendido, ao longo do seu percurso, que “qualquer que seja a inspiração política e doutrinária, só uma atitude de independência pessoal” permite respeitar as convicções de cada um.

Jorge Lacão dirigiu uma palavra especial ao presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, – que também não voltará a ser deputado -, dirigindo-se-lhe como “meu velho amigo”.

“Começo por lhe desejar as maiores felicidades pessoais para a sua vida futura. Creio sinceramente que, ao final de intensas vidas políticas e de dedicação à causa pública, ambos vamos poder desfrutar da sensação de dever cumprido, embora a constante inquietação sobre os destinos do país nunca nos vá abandonar”, afirmou.

Jorge Lacão foi deputado pela primeira vez na III legislatura, foi vice-presidente do parlamento, presidiu à Comissão de Assuntos Constitucionais, à Comissão de Ética, à Comissão de Revisão Constitucional, foi presidente da bancada do PS e secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros (2005-2009) e ministro dos Assuntos Parlamentares (XVIII Governo Constitucional)

Na atual legislatura, presidiu à Comissão da Transparência e Estatuto dos Deputados.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.