Nove suspeitos levados a julgamento no Norte por fraudes no crédito automóvel

Data:

Um juiz de instrução criminal (JIC) de Matosinhos mandou julgar um recluso e oito outras pessoas por alegado envolvimento num esquema de contratação fraudulenta de créditos para automóvel e de burlas a seguradoras, desenvolvido na região Norte.

O JIC, avançou hoje a Procuradoria do Porto, pronunciou os arguidos “pelos factos e crimes constantes da acusação”, julgando “totalmente improcedentes as nulidades invocadas por uma das arguidas” num requerimento para instrução do processo.

Aos nove arguidos, quatro homens e cinco mulheres, foi imputada a prática de dezenas de ilícitos como burla qualificada, falsificação e simulação de crime.

A acusação do processo, agora ratifcada, foi deduzida em 12 de outubro pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Vila do Conde e só a um dos arguidos foi atribuída a prática de 12 crimes de burla qualificada, de seis de falsificação de documentos e de simulação de crime.

Este homem, concluiu o DIAP citado pela Procuradoria Distrital, “logrou, apesar de recluso em cumprimento de pena, pôr em marcha um esquema de aquisição de veículos automóveis com contratação fraudulenta de créditos pessoais”.

A investigação do caso permitiu concluir que o detido se socorria de intermediários “que titulavam esses contratos como mutuários e adquirentes de veículos”.

Após a aquisição, tais veículos “eram colocados na disponibilidade do arguido, que dava instruções quanto ao seu destino, e o crédito ao consumo ficava incumprido”.

“Em dois casos, pelo menos, foi contratado seguro de danos próprios, participado o veículo como furtado e reclamado o seu valor da companhia de seguros”, segundo a acusação.

O despacho do DIAP, secundado pelo JIC, indica ainda que de dezembro de 2017 a agosto de 2018, quatro dos arguidos seguiram instruções do recluso apoderando-se indevidamente de nove veículos automóveis, à venda em vários ‘stands’ do Norte do país”, avaliados em mais de 136 mil euros.

O plano, explica o MP, “previa a apresentação à insolvência dos proponentes ‘queimados’”, isto é, “aqueles que por terem passado a figurar nas listas bancárias de incumpridores já não obtinham créditos pessoais”.

De acordo com a acusação, só um subgrupo envolvido neste esquema deste arguido, com a colaboração de dois arguidos e de duas arguidas, “obteve fraudulentamente” de outubro de 2018 a março de 2019, quase 33.500 euros “à custa de entidades financeiras e tinha em curso outros pedidos de financiamento de valores situados” entre os 60 mil e os 100 mil euros.

Share post:

Popular

Nóticias Relacionads
RELACIONADAS

Compal lança nova gama Vital Bom Dia!

Disponível em três sabores: Frutos Vermelhos Aveia e Canela, Frutos Tropicais Chia e Alfarroba e Frutos Amarelos Chia e Curcuma estão disponíveis nos formatos Tetra Pak 1L, Tetra Pak 0,33L e ainda no formato garrafa de vidro 0,20L.

Super Bock lança edição limitada que celebra as relações de amizade mais autênticas

São dez rótulos numa edição limitada da Super Bock no âmbito da campanha “Para amigos amigos, uma cerveja cerveja”

Exportações de vinhos para Angola crescem 20% desde o início do ano

As exportações de vinho para Angola cresceram 20% entre janeiro e abril deste ano, revelou o presidente da ViniPortugal, mostrando-se otimista quanto à recuperação neste mercado, face à melhoria da economia.

Área de arroz recua 5% e produção de batata, cereais, cereja e pêssego cai 10% a 15%

A área de arroz deverá diminuir 5% este ano face ao anterior, enquanto a área de batata e a produtividade dos cereais de outono-inverno, da cereja e do pêssego deverão recuar 10% a 15%, informou o INE.