Sete grupos corais vão atuar nas ruas do concelho de Viana do Alentejo (Évora), este sábado, para comemorar o 7.º aniversário da classificação do cante alentejano como Património Cultural e Imaterial da Humanidade, revelou a câmara.
Segundo o município, a partir das 11:00, os grupos corais, todos do concelho, vão “percorrer algumas artérias em cada freguesia, entoando modas bem conhecidas de todos, junto aos estabelecimentos comerciais”.
Participam na iniciativa os grupos Coral e Etnográfico de Viana do Alentejo, Coral Feminino de Viana do Alentejo, Coral “Velha Guarda” de Viana do Alentejo, Coral Feminino e Etnográfico Paz e Unidade de Alcáçovas, Coral Feminino Cantares de Alcáçovas, Coral dos Trabalhadores de Alcáçovas e Coral Juvenil dos Trabalhadores de Alcáçovas.
O cante alentejano, um canto coletivo, sem recurso a instrumentos, foi classificado, em 27 de novembro de 2014, como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).